Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cazionato Gomes, Eduardo Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Marimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-13T21:06:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-13T21:06:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional_EduardoGomes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573839 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e sua tipologia na área de Ensino se enquadra como Proposta de Ensino, de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação, sendo que o presente Produto Educacional se destina a Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Institutos Federais. O Produto Educacional aqui apresentado tem por objetivo ensinar fotografia de produto aplicada à comunicação visual para estudantes surdos do Curso Técnico em Comunicação Visual Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/Câmpus Palhoça-Bilíngue, a partir da didática do saber pelo fazer, ou seja, aprender técnicas de fotografia de produto na ação de fotografar, respeitando a especificidade linguística, cultural, identitária e social dos surdos. Os princípios que guiaram a geração e análise de dados para a elaboração deste Produto Educacional são os da pesquisa qualitativa de base etnográfica. Os instrumentos para a geração de dados envolveram pesquisa bibliográfica sobre a EPT e a surdez, leitura e análise do Projeto de Pedagógico do Curso em questão, entrevista com os participantes, suas produções fotográficas e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O resultado foi uma Sequência Didática constituída de três oficinas presenciais sobre técnicas de fotografia de produto voltada à comunicação visual, que foram sistematizadas em planos de aula descritivos, transformados em videoaulas e publicizados em sites de acesso livre, além de um portfólio digital das produções dos participantes das oficinas, postado em plataforma gratuita, visando à inserção dos participantes no mundo do trabalho de forma qualificada, autônoma e criativa, e a transformações sociais, por conseguinte. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,14 MB (4.347.184 bytes) | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia Aplicada à Comunicação Visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais. | - |
Título: dc.title | OS SABERES DO FAZER PROFISSIONAL: ABORDAGEM DE ENSINO DE FOTOGRAFIA APLICADA À COMUNICAÇÃO VISUAL PARA ESTUDANTES SURDOS NA EPT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EduardoGomes_ProdutoEducacional.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573839/4/EduardoGomes_ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons