OS SABERES DO FAZER PROFISSIONAL: ABORDAGEM DE ENSINO DE FOTOGRAFIA APLICADA À COMUNICAÇÃO VISUAL PARA ESTUDANTES SURDOS NA EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorCazionato Gomes, Eduardo Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-13T21:06:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-13T21:06:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional_EduardoGomes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573839-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e sua tipologia na área de Ensino se enquadra como Proposta de Ensino, de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação, sendo que o presente Produto Educacional se destina a Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Institutos Federais. O Produto Educacional aqui apresentado tem por objetivo ensinar fotografia de produto aplicada à comunicação visual para estudantes surdos do Curso Técnico em Comunicação Visual Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/Câmpus Palhoça-Bilíngue, a partir da didática do saber pelo fazer, ou seja, aprender técnicas de fotografia de produto na ação de fotografar, respeitando a especificidade linguística, cultural, identitária e social dos surdos. Os princípios que guiaram a geração e análise de dados para a elaboração deste Produto Educacional são os da pesquisa qualitativa de base etnográfica. Os instrumentos para a geração de dados envolveram pesquisa bibliográfica sobre a EPT e a surdez, leitura e análise do Projeto de Pedagógico do Curso em questão, entrevista com os participantes, suas produções fotográficas e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O resultado foi uma Sequência Didática constituída de três oficinas presenciais sobre técnicas de fotografia de produto voltada à comunicação visual, que foram sistematizadas em planos de aula descritivos, transformados em videoaulas e publicizados em sites de acesso livre, além de um portfólio digital das produções dos participantes das oficinas, postado em plataforma gratuita, visando à inserção dos participantes no mundo do trabalho de forma qualificada, autônoma e criativa, e a transformações sociais, por conseguinte.-
Tamanho: dc.format.extent4,14 MB (4.347.184 bytes)-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Surdos-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia Aplicada à Comunicação Visual-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais.-
Título: dc.titleOS SABERES DO FAZER PROFISSIONAL: ABORDAGEM DE ENSINO DE FOTOGRAFIA APLICADA À COMUNICAÇÃO VISUAL PARA ESTUDANTES SURDOS NA EPT-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons