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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pimentel, Renan Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-13T12:46:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-13T12:46:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, o ensino de surdos acontece em escolas regulares, sob a perspectiva da inclusão, e em escolas bilíngues para surdos. A escola bilíngue respeita a língua utilizada como primeira língua (L1) pela comunidade surda, no entanto, desde a década de 1990 vem crescendo e se consolidando o paradigma da inclusão, que defende o acesso de todas as pessoas a uma educação pública de qualidade preferencialmente em escolas regulares. Para que a inclusão se efetive no contexto da surdez, a escola e as salas de aula precisam se adaptar à necessidade comunicativa do aluno surdo e suas peculiaridades de aprendizagem, como por exemplo, aprender visualmente e utilizar outra língua para se comunicar e aprender. Nesse sentido, é necessária a presença de um intérprete educacional, além da utilização de metodologias que prestigiem recursos visuais e a língua de sinais. A partir dessa contextualização, somando a ela nossa experiência enquanto biólogos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, reconhecemos a necessidade de pensar uma proposta pedagógica que pudesse oferecer subsídios teóricos e práticos a professores de Ciências que se deparam com o processo de ensino de conteúdos científicos para surdos, visto que, segundo os levantamentos realizados e registrados em nossa dissertação de Mestrado (Área de Ensino), poucos trabalhos abordam o ensino de Ciências para surdos, justificando a importância do presente material. Assim, levando em consideração todos os aspectos da inclusão de surdos, sistematizamos um guia pedagógico contendo orientações para professores. Essa Produção Técnica Educacional foi submetida a docentes da educação básica que atuam no Ensino de Ciências/Biologia e que têm ou já tiveram alunos surdos em suas classes, para que esses professores avaliassem e emitissem pareceres evidenciando possíveis benefícios do material, bem como falhas, lacunas e sugestões. As análises desses docentes contribuíram para o aprimoramento do guia, que foi reeditado posteriormente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,35 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
Título: dc.title | Um guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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