História em quadrinhos como recurso pedagógico contra xenofobia e o preconceito linguístico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Sul Rio-Grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, José Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorTessmann, Marta Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-11T18:01:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-11T18:01:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHistória em quadrinhos como recurso pedagógico contra xenofobia e o preconceito linguísticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573763-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo tema foi "Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico contra a xenofobia e o preconceito linguístico". A dissertação foi produzida por José Ricardo Gonçalves da Costa, orientado pela Professora Doutora Marta Helena Blank Tessmann, no curso de Mestrado Profissional desenvolvido pelo Programa de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFSul- Câmpus Charqueadas. A idealização de um produto educacional é requerida pelo programa. Assim, surgiu o circuito de oficinas aqui apresentado. A finalidade deste produto é motivar o pensamento crítico do alunado a respeito do sujeito nordestino brasileiro, utilizando-se das HQs como recurso pedagógico para esta motivação. O circuito foi dividido em 4 oficinas (uma hora cada): uma roda de conversa sobre xenofobia e preconceito linguístico; uma apresentação oral sobre quadrinhos e preconceito; uma aula sobre técnicas de quadrinização; e a criação das HQS por parte do alunado. A aplicação deste produto na EPT é necessária devido ao uso da língua portuguesa como meio de depreciação do sujeito nordestino, a necessidade de formar-se cidadãos que reflitam e passem a execrar quaisquer formas de preconceito velado, entre outros fatores. As HQs oferecem aos leitores grandes histórias relacionadas ao preconceito no geral. De X-men à Turma da Mônica, há personagens que buscam a solução para este problema, e os alunos podem refletir criticamente a partir desta leitura. O alunado ainda tem a oportunidade de criar suas próprias HQs, com o intuito de colocar em prática o que aprenderam no circuito destas oficinas. Este produto pode ser desenvolvido por outros profissionais da educação que queiram trazer esta reflexão aos seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectxenofobiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpreconceito linguísticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleHistória em quadrinhos como recurso pedagógico contra xenofobia e o preconceito linguísticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
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