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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul Rio-Grandense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, José Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tessmann, Marta Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-11T18:01:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-11T18:01:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | História em quadrinhos como recurso pedagógico contra xenofobia e o preconceito linguístico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo tema foi "Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico contra a xenofobia e o preconceito linguístico". A dissertação foi produzida por José Ricardo Gonçalves da Costa, orientado pela Professora Doutora Marta Helena Blank Tessmann, no curso de Mestrado Profissional desenvolvido pelo Programa de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFSul- Câmpus Charqueadas. A idealização de um produto educacional é requerida pelo programa. Assim, surgiu o circuito de oficinas aqui apresentado. A finalidade deste produto é motivar o pensamento crítico do alunado a respeito do sujeito nordestino brasileiro, utilizando-se das HQs como recurso pedagógico para esta motivação. O circuito foi dividido em 4 oficinas (uma hora cada): uma roda de conversa sobre xenofobia e preconceito linguístico; uma apresentação oral sobre quadrinhos e preconceito; uma aula sobre técnicas de quadrinização; e a criação das HQS por parte do alunado. A aplicação deste produto na EPT é necessária devido ao uso da língua portuguesa como meio de depreciação do sujeito nordestino, a necessidade de formar-se cidadãos que reflitam e passem a execrar quaisquer formas de preconceito velado, entre outros fatores. As HQs oferecem aos leitores grandes histórias relacionadas ao preconceito no geral. De X-men à Turma da Mônica, há personagens que buscam a solução para este problema, e os alunos podem refletir criticamente a partir desta leitura. O alunado ainda tem a oportunidade de criar suas próprias HQs, com o intuito de colocar em prática o que aprenderam no circuito destas oficinas. Este produto pode ser desenvolvido por outros profissionais da educação que queiram trazer esta reflexão aos seus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | xenofobia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | preconceito linguístico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | História em quadrinhos como recurso pedagógico contra xenofobia e o preconceito linguístico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Ebook José Ricardo ( HQs, preconceito linguístico e xenofobia).pdf | E book | 12,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573763/2/Ebook José Ricardo ( HQs, preconceito linguístico e xenofobia).pdfDownload |
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