Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goías | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | jesus, Weslania Evangelista we | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Deise Nanci de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Cleidna Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-11T22:32:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-11T22:32:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | ABORDAGEM SISTÊMICA DE ENSINO: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtas-metragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 172 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memórias de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ABORDAGEM SISTÊMICA | pt_BR |
Título: dc.title | ABORDAGEM SISTÊMICA DE ESNISNO: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA MESTRADO – PPGEEB CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons