ABORDAGEM SISTÊMICA DE ESNISNO: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goíaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorjesus, Weslania Evangelista we-
Autor(es): dc.contributor.authorMesquita, Deise Nanci de Castro-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Cleidna Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-11T22:32:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-11T22:32:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-22-
identificador: dc.identifier.otherABORDAGEM SISTÊMICA DE ENSINO: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573749-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtas-metragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent172pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWORDpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemórias de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectABORDAGEM SISTÊMICApt_BR
Título: dc.titleABORDAGEM SISTÊMICA DE ESNISNO: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA MESTRADO – PPGEEB CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons