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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Odair Diemer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Atila Alixandre de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-10T15:37:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-10T15:37:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Átila_Versão_Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo aplicar um curso de extensão por meio de uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidade sobre as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A história da educação no Brasil é marcada pela dualidade, entre o ensino técnico para os pobres e o propedêutico para os ricos. No entanto, o decreto 5.154 publicado em 2004 possibilitou a retomada da oferta do ensino médio profissional de forma integrada colocando em evidência o ensino brasileiro como política pública, modalidade de ensino que conjuga a formação básica à técnica e rompe a dualidade histórica registrada na Educação Profissional Brasileira (EPT), fomentando ao mesmo tempo o ensino da cultura geral e da formação profissional. Porém, parte dos ingressantes dos cursos técnicos integrados, estudantes de licenciaturas, população em geral e até mesmo docentes que atuam na EPT apresentam divergência de compreensão, sobre o que seria uma formação técnica de nível médio integrada e sua efetiva aplicabilidade no ambiente escolar. Desse modo, atividades pedagógicas que venham a minimizar essa lacuna contribuem para ampliação e concretização dos conhecimentos referentes às bases conceituais que permeiam o ensino integrado ofertado nos Institutos Federais. O curso de extensão teve como tema central a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e foi realizada no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim com uma carga horária total de oito horas. A oficina pedagógica foi organizada em três momentos: contextualização, planificação e reflexão. O primeiro foi a discussão da temática por meio da apresentação expositiva com auxílio de músicas que abordam o tema. No segundo, à planificação, os envolvidos mensuraram o problema pelo diálogo e elaboração colaborativa de atividades apoiadas em metodologias ativas e dialogicidade sobre as perspectivas dos mesmos em relação ao ensino técnico no Brasil e como este pode contribuir para uma formação integral do indivíduo. Por último, na reflexão, quando a sistematização do conhecimento é elencada, os participantes descreveram em grupo, suas impressões sobre a temática e socializaram com os demais. De modo geral, houve indícios de que a metodologia utilizada na aplicação da oficina colaborou com o entendimento sobre a história, bases conceituais, características dos cursos e perspectivas da educação profissional ofertadas nos Institutos Federais fundamentada em metodologias e práticas que proporcionem a integração. Espera-se que o produto educacional , oriundo desta pesquisa, estimule a utilização de ferramentas pedagógicas que promovam a interação e a formação integral dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.257 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de extensão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Omnilateralidade | pt_BR |
Título: dc.title | Conhecendo as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica Do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Bases conceituais da Educação Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto_Átila_Versão_Final.pdf | 18.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573644/2/Produto_Átila_Versão_Final.pdfDownload |
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