MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS SURDOS: RESPEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO NO IFSC - JARAGUÁ DO SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUETTI, Cristiane Albano. CESARO, Humberto Luis.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-11T14:36:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-11T14:36:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
identificador: dc.identifier.otherA moulage cartesiana em vídeoaulas-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573602-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), fundamentado na literatura e leis brasileiras sobre inclusão das pessoas com deficiência, mais especificamente das pessoas surdas. Alguns autores que fazem parte dessa abordagem são: Quadros e Souza (2008), Ribeiro (2013), Carvalho (2011), Góes (2012), Lodi e Lacerda (2014), Sassaki (2010), Silva (2011) e Frigotto (2001). A partir da análise da importância dos materiais didáticos acessíveis para permanência e êxito dos estudantes surdos e da constatação de que esse material ainda é muito escasso, foi elaborado um tutorial em LIBRAS para o curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Modelagem do Vestuário, respeito linguístico aos sujeitos surdos.Também foi analisada a importância da produção desses materiais para a permanência e o êxito desses alunos. A elaboração do vídeo considerou as necessidade dos usuários, consultando-os sobre a melhor forma de organizar os conteúdos e, ao final, um grupo focal formado por usuários surdos realizou testes de usabilidade, Tem-se, portanto, um produto educacional que possibilita acesso ao conteúdo técnico em língua materna, oferecendo liberdade e autonomia aos surdos, com foco em uma educação inclusiva, emancipadora e cidadã, criando processos educativos bilíngues que correspondam à formação de nível médio/técnico como formação libertadora.-
Tamanho: dc.format.extent5h-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypesite-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfept; acessibilidade; respeito linguistico; moulage cartesiana-
Título: dc.titleMATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS SURDOS: RESPEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO NO IFSC - JARAGUÁ DO SUL-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseTécnico em Modelagem do Vestuário-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineModelagem do Vestuário-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons