Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUETTI, Cristiane Albano. CESARO, Humberto Luis. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-11T14:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-11T14:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | A moulage cartesiana em vídeoaulas | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573602 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), fundamentado na literatura e leis brasileiras sobre inclusão das pessoas com deficiência, mais especificamente das pessoas surdas. Alguns autores que fazem parte dessa abordagem são: Quadros e Souza (2008), Ribeiro (2013), Carvalho (2011), Góes (2012), Lodi e Lacerda (2014), Sassaki (2010), Silva (2011) e Frigotto (2001). A partir da análise da importância dos materiais didáticos acessíveis para permanência e êxito dos estudantes surdos e da constatação de que esse material ainda é muito escasso, foi elaborado um tutorial em LIBRAS para o curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Modelagem do Vestuário, respeito linguístico aos sujeitos surdos.Também foi analisada a importância da produção desses materiais para a permanência e o êxito desses alunos. A elaboração do vídeo considerou as necessidade dos usuários, consultando-os sobre a melhor forma de organizar os conteúdos e, ao final, um grupo focal formado por usuários surdos realizou testes de usabilidade, Tem-se, portanto, um produto educacional que possibilita acesso ao conteúdo técnico em língua materna, oferecendo liberdade e autonomia aos surdos, com foco em uma educação inclusiva, emancipadora e cidadã, criando processos educativos bilíngues que correspondam à formação de nível médio/técnico como formação libertadora. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5h | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | site | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profept; acessibilidade; respeito linguistico; moulage cartesiana | - |
Título: dc.title | MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS SURDOS: RESPEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO NO IFSC - JARAGUÁ DO SUL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Técnico em Modelagem do Vestuário | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Modelagem do Vestuário | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A MOULAGE CARTESIANA EM VIDEOAULAS.pdf | 26,59 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573602/4/A MOULAGE CARTESIANA EM VIDEOAULAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons