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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Bruno Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gerlach, Alana Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-11T10:49:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-11T10:49:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | GEC - Gamifying your English Classes: estratégias para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática gamificada, voltada para o desenvolvimento da habilidade auditiva, ancorada na abordagem de ensino de línguas baseada em tarefas (TBLT – Task-Based Language Teaching) com mediações de recursos tecnológicos digitais. A intenção foi descobrir, a partir da construção e da aplicação dessa proposta didática, se o fenômeno da gamificação contribui para o aumento da motivação e do engajamento discente nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado, sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Essa pesquisa foi embasada na metodologia da pesquisa qualitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de grupos focais realizados em encontros planejados, junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque. Por fim, a partir dos resultados desta pesquisa apresentou-se uma reflexão sobre as potencialidades e as possibilidades da inclusão da gamificação nos processos de ensino de Língua Inglesa, com intuito de promover um maior engajamento discente a partir de um ambiente de aprendizagem mais interativo e colaborativo. Discorreu-se, ainda, sobre as vantagens oferecidas por essa mediação dos recursos tecnológicos disponíveis para a implementação desse fenômeno no ensino de Língua Inglesa, com vistas a impulsionar os indivíduos a uma participação mais autônoma e crítica perante a sociedade. Como resultado dessas interações e reflexões construímos um produto educacional em formato de e-book, voltado aos professores do Ensino Médio Integrado, intitulado como “GEC - Gamifying your English Classes: estratégias para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15.697 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Games e educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TBLT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | GAMIFICATION: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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