GAMIFICATION: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL CATARINENSEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorGerlach, Alana Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-11T10:49:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-11T10:49:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
identificador: dc.identifier.otherGEC - Gamifying your English Classes: estratégias para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573597-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática gamificada, voltada para o desenvolvimento da habilidade auditiva, ancorada na abordagem de ensino de línguas baseada em tarefas (TBLT – Task-Based Language Teaching) com mediações de recursos tecnológicos digitais. A intenção foi descobrir, a partir da construção e da aplicação dessa proposta didática, se o fenômeno da gamificação contribui para o aumento da motivação e do engajamento discente nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado, sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Essa pesquisa foi embasada na metodologia da pesquisa qualitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de grupos focais realizados em encontros planejados, junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque. Por fim, a partir dos resultados desta pesquisa apresentou-se uma reflexão sobre as potencialidades e as possibilidades da inclusão da gamificação nos processos de ensino de Língua Inglesa, com intuito de promover um maior engajamento discente a partir de um ambiente de aprendizagem mais interativo e colaborativo. Discorreu-se, ainda, sobre as vantagens oferecidas por essa mediação dos recursos tecnológicos disponíveis para a implementação desse fenômeno no ensino de Língua Inglesa, com vistas a impulsionar os indivíduos a uma participação mais autônoma e crítica perante a sociedade. Como resultado dessas interações e reflexões construímos um produto educacional em formato de e-book, voltado aos professores do Ensino Médio Integrado, intitulado como “GEC - Gamifying your English Classes: estratégias para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15.697 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGames e educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTBLTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleGAMIFICATION: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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