ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Pâmela Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-08T20:19:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-08T20:19:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573586-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo apresentar as possibilidades da utilização dos espaços de memória e patrimônios da cidade para o ensino da História Local. Procurando realizar uma reflexão sobre a funcionalidade e metodologia próprias da disciplina, fazendo uma defesa de sua aplicabilidade por meio do conceito de Literacia Histórica. Apresenta-se assim, as considerações finais da pesquisa que foi desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória, cursado desde 2018 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Considera que a História ensinada não torna-se um instrumento importante para a vida dos sujeitos, se a mesma for pautada apenas na memorização de fatos e acontecimentos do passado, procurando exaltar figuras seletivas que representam apenas um determinado grupo social. Para romper com uma perspectiva denominada “tradicional”, é necessário fomentar o aprendizado histórico segundo algumas categorias: a importância da realidade cotidiana, as necessidades da vida prática dos estudantes, sua consciência histórica, trabalho com as fontes e a produção de narrativas históricas integrando passado, presente e futuro. A cidade pode ser compreendida forme tais categorias, bem como um espaço de sociabilidade que apresenta em sua paisagem, resquícios e vestígios do passado, possíveis de serem acessados por meio de seus patrimônios. Utilizar os patrimônios materiais e imateriais como documentos históricos nas aulas de História, possibilita, além de trabalhar com os componentes descritos anteriormente, realizar uma aproximação dos conteúdos a realidade cotidiana dos discentes, uma vez que muitos desses patrimônios são acessíveis ou ligam-se a história e vivência dos estudantes, embora muitas vezes não sejam apreendidos como importantes espaços de uma cidade, como, no caso desta pesquisa, o Hospital São Roque e a Aldeia Araçá-I. Os documentos curriculares nacionais, bem como a Proposta Curricular do Município de Piraquara, ajudam a compreender as proposições que seria indicada a tal área do conhecimento, e por tal, motivo foram importantes fontes de exame para a pesquisa. Além disso, a imagem que alguns estudantes possuem da cidade de Piraquara, foi coletada por meio de duas atividades a “ Chuva de Ideias” e a “ Pirâmide dos Espaços de Memória da Cidade”. Tanto os currículos, quanto os resultados obtidos das pesquisas dos estudantes foram analisados a partir das contribuições teóricas de autores como Peter Lee, Jörn Rüsen, Durval Muniz de Albuquerque Junior, Kevin Lynch, Heloisa Pinto, entre outros. A partir de tal pesquisa foi possível elaborar como produto final uma revista eletrônica que contém uma proposta de aula-oficina abordando o trabalho com os espaços de memória e patrimônios da Colônia Santa Maria do Novo Tirol, Hospital São Roque e a Aldeia Araçá-I, seguindo essa perspectiva da Literacia Histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.067pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPiraquarapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons