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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Pâmela Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-08T20:19:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-08T20:19:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573586 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo apresentar as possibilidades da utilização dos espaços de memória e patrimônios da cidade para o ensino da História Local. Procurando realizar uma reflexão sobre a funcionalidade e metodologia próprias da disciplina, fazendo uma defesa de sua aplicabilidade por meio do conceito de Literacia Histórica. Apresenta-se assim, as considerações finais da pesquisa que foi desenvolvida para o Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória, cursado desde 2018 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Considera que a História ensinada não torna-se um instrumento importante para a vida dos sujeitos, se a mesma for pautada apenas na memorização de fatos e acontecimentos do passado, procurando exaltar figuras seletivas que representam apenas um determinado grupo social. Para romper com uma perspectiva denominada “tradicional”, é necessário fomentar o aprendizado histórico segundo algumas categorias: a importância da realidade cotidiana, as necessidades da vida prática dos estudantes, sua consciência histórica, trabalho com as fontes e a produção de narrativas históricas integrando passado, presente e futuro. A cidade pode ser compreendida forme tais categorias, bem como um espaço de sociabilidade que apresenta em sua paisagem, resquícios e vestígios do passado, possíveis de serem acessados por meio de seus patrimônios. Utilizar os patrimônios materiais e imateriais como documentos históricos nas aulas de História, possibilita, além de trabalhar com os componentes descritos anteriormente, realizar uma aproximação dos conteúdos a realidade cotidiana dos discentes, uma vez que muitos desses patrimônios são acessíveis ou ligam-se a história e vivência dos estudantes, embora muitas vezes não sejam apreendidos como importantes espaços de uma cidade, como, no caso desta pesquisa, o Hospital São Roque e a Aldeia Araçá-I. Os documentos curriculares nacionais, bem como a Proposta Curricular do Município de Piraquara, ajudam a compreender as proposições que seria indicada a tal área do conhecimento, e por tal, motivo foram importantes fontes de exame para a pesquisa. Além disso, a imagem que alguns estudantes possuem da cidade de Piraquara, foi coletada por meio de duas atividades a “ Chuva de Ideias” e a “ Pirâmide dos Espaços de Memória da Cidade”. Tanto os currículos, quanto os resultados obtidos das pesquisas dos estudantes foram analisados a partir das contribuições teóricas de autores como Peter Lee, Jörn Rüsen, Durval Muniz de Albuquerque Junior, Kevin Lynch, Heloisa Pinto, entre outros. A partir de tal pesquisa foi possível elaborar como produto final uma revista eletrônica que contém uma proposta de aula-oficina abordando o trabalho com os espaços de memória e patrimônios da Colônia Santa Maria do Novo Tirol, Hospital São Roque e a Aldeia Araçá-I, seguindo essa perspectiva da Literacia Histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.067 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Piraquara | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADE.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573586/2/ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA CIDADE.pdfDownload |
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