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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pitt, H | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Placido, R L | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-08T14:57:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-08T14:57:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da pesquisa de mestrado vinculada ao ProfEPT do IFC – Blumenau, intitulada “Tempoemas - golpes poéticos na ditadura militar: uma proposta interdisciplinar de ensino do período militar para geografia, história e literatura, no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFC, a partir da literatura marginal”. A pesquisa objetivou compreender como era tratado o conteúdo relativo ao período militar no Brasil que compreende os anos entre 1964-1985, no ensino de nível técnico integrado ao ensino médio da rede de Institutos Federais, e para isso utilizou-se, como recorte de pesquisa, os cursos Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, que possui esta formação em sete de seus campi. Visto que, através de pesquisa documental (PPC’s) dos cursos, verificou-se lacunas em relação a presença do conteúdo “Ditadura Militar”, bem como em relação a aproximações interdisciplinares, a pesquisa direcionou-se à proposta que aqui se apresenta. Torna-se relevante destacar que, pela inserção da pesquisa, a interdisciplinaridade é pensada na perspectiva da politecnia, que possui um significado para além da etimologia da palavra, e portanto assume um caráter político, de superação do dualismo entre trabalho manual/trabalho intelectual, através da educação e do princípio educativo do trabalho (CIAVATTA, 2014, 189-190). Por este viés, a interdisciplinaridade se faz importante para a produção do conhecimento sob diversas óticas científicas, que funda-se no “caráter dialético da realidade social que é, ao mesmo tempo, una e diversa e na natureza intersubjetiva de sua apreensão” (FRIGOTTO, 2008, p. 44). Neste sentido, a interdisciplinaridade é conceituada a partir do currículo, da integração curricular que possa abranger as disciplinas enquanto partes importantes, mas não independentes, “significa que também o currículo deve ser pensado como uma relação entre partes e totalidade na produção do conhecimento, em todas as disciplinas e atividades escolares” (CIAVATTA, 2014, p. 202). Nisto justifica-se a atenção da pesquisa aos Projetos Pedagógicos de Curso, e o produto pensado para esta realidade escolar, todavia, é plenamente plausível o seu experimento e aplicabilidade em outras matrizes curriculares, pois há uma metodologia pedagógica que orienta a sequência didática. Esta pedagogia baseia-se no interacionismo sócio históricocultural, pensado por Vigotski, onde a SD pode assumir o papel de “signo”, visando as funções psicológicas superiores (VIGOTSKI, 1998, p. 38), e a “zona de desenvolvimento proximal” (VIGOTSKI, 1998, p. 113). Tais conceitos, bem como o de interdisciplinaridade em relação à politecnia, e a própria educação politécnica, são melhor desenvolvidos e discutidos no texto que fundamenta este produto, intitulado “A Literatura Marginal como chave hermenêutica no estudo da Ditadura Militar: uma sequência didática interdisciplinar como produto educacional na EPT”, no qual estes conceitos foram confrontados com a aplicação prática do experimento do produto. O texto também preocupa-se com as metodologias de aplicação e avaliação do produto, de suas possibilidades pedagógicas, e do caminho epistemológico através da história cultural. Portanto, não cabe ao produto em si conter as discussões conceituais, e sim ser a sequência didática, simplesmente. Aos profissionais que preferirem um aprofundamento no que diz respeito ao produto, poderão se apropriar do texto que fundamentou sua disponibilidade, porém, a SD pode ser levada à prática sem esta dedicação. O produto pode ser lido aqui constando de esclarecimentos em relação ao significado e uso de uma SD, do conteúdo e do contexto o qual a Literatura Marginal deu-se, e desta literatura organizada de modo processual ao estudo da ditadura militar, aplicável por quaisquer docentes que se interessem por ela. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Marginal | - |
Título: dc.title | Tempoemas - golpes poéticos na ditadura militar : a utilização da literatura marginal em geografia, história e língua portuguesa, para o estudo do período militar do Brasil (1964-1985) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memória da EPT | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TEMPOEMAS.pdf | 8.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573584/3/TEMPOEMAS.pdfDownload |
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