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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilote, Alaide Rejane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-07T18:44:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-07T18:44:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo é analisar a compreensão dos professores de Sociologia do ensino médio sobre como a relação entre violência e escola afeta o processo de aprendizagem. O fenômeno da violência tem sido alvo da preocupação da sociedade contemporânea, sobretudo a violência na escola. A pesquisa se deu em dez escolas regulares do ensino médio da cidade de Fortaleza. Ao todo, foram entrevistados 11 professores que ministram a disciplina de Sociologia. A pesquisa qualitativa descritiva e exploratória teve como fundamentação a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana e apoio a análise de discurso de Bardin. Os resultados decorrem da maneira como professores de Sociologia entendem a experiência da violência escolar no ensino médio. Foi possível perceber que o fenômeno da violência é interpretado como multicausal, se apresentando nas configurações familiares e na participação de um contexto territorial permeado pela presença de facções criminosas. A pesquisa evidenciou que a prática do professor de Sociologia se desenvolve sem preparo para lidar com problemas relacionados à violência na escola. Mesmo detentores de conteúdos relacionados ao tema da violência, os professores sentem falta de uma política de formação permanente e sentem medo em razão da presença das facções criminosas que influenciam em todo ambiente escolar, inclusive nas atividades pedagógicas. Os professores estão envolvidos em uma sociedade repleta de problemas geradores de situações de violência. Os desafios se dão a partir da possibilidade de criar ações coletivas com a gestão da escola, com os alunos e a comunidade. Portanto, os achados nos mostram a necessidade de se voltar para a própria escola como fundamento do enfrentamento à violência e para os professores de Sociologia como um dos atores sociais principais nesse contexto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 709,93 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Violência escolar e aprendizagem nas escolas de fortaleza: a compreensão dos professores de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertacao_ufc_alaidevilote.pdf | 709.93 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573543/2/dissertacao_ufc_alaidevilote.pdfDownload |
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