Relações de gênero no ambiente escolar: inovação ou reprodução?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Ceará/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCid, Antônia Milena Elmiro Furtado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-07T18:24:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-07T18:24:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573523-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva verificar como as representações de papéis sociais, a partir de uma perspectiva das relações de gênero, são compreendidas por jovens estudantes do Ensino Médio pertencentes a 10 escolas públicas. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Juventude e Questões contemporâneas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi realizada durante os anos de 2018 e 2020. A pesquisa está dividida em três etapas, através da junção de técnicas que envolvem uma metodologia qualitativa. Na primeira etapa realizei a observação participante, aplicação de 56 questionários para pré-teste e uma oficina pedagógica na Escola Maria Guacira. Na segunda etapa apliquei 332 questionários em 10 escolas públicas, destaco que o questionário foi reformulado após a fase de pré-teste. A terceira etapa contou com a realização de duas entrevistas semiestruturadas, sendo uma com o coordenador pedagógico da Escola Maria Guacira e outra com a coordenadora pedagógica da Escola Francisco Bourdieu. Utilizei como referência teórica Pierre Bourdieu, Guacira Lopes Louro e Heleieth Saffioti, buscando compreender as relações de gênero e suas dimensões no ambiente escolar, bem como as relações de poder que permeiam este ambiente. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de investimentos teóricos e pedagógicos sobre a temática de relações de gênero e diversidade sexual na formação dos(as) docentes, bem como a importância de abordar tais temáticas no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent975,58 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleRelações de gênero no ambiente escolar: inovação ou reprodução?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons