Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cid, Antônia Milena Elmiro Furtado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-07T18:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-07T18:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573523 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva verificar como as representações de papéis sociais, a partir de uma perspectiva das relações de gênero, são compreendidas por jovens estudantes do Ensino Médio pertencentes a 10 escolas públicas. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Juventude e Questões contemporâneas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi realizada durante os anos de 2018 e 2020. A pesquisa está dividida em três etapas, através da junção de técnicas que envolvem uma metodologia qualitativa. Na primeira etapa realizei a observação participante, aplicação de 56 questionários para pré-teste e uma oficina pedagógica na Escola Maria Guacira. Na segunda etapa apliquei 332 questionários em 10 escolas públicas, destaco que o questionário foi reformulado após a fase de pré-teste. A terceira etapa contou com a realização de duas entrevistas semiestruturadas, sendo uma com o coordenador pedagógico da Escola Maria Guacira e outra com a coordenadora pedagógica da Escola Francisco Bourdieu. Utilizei como referência teórica Pierre Bourdieu, Guacira Lopes Louro e Heleieth Saffioti, buscando compreender as relações de gênero e suas dimensões no ambiente escolar, bem como as relações de poder que permeiam este ambiente. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de investimentos teóricos e pedagógicos sobre a temática de relações de gênero e diversidade sexual na formação dos(as) docentes, bem como a importância de abordar tais temáticas no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 975,58 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Relações de gênero no ambiente escolar: inovação ou reprodução? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_ufc_antoniacid.pdf | 975.58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573523/2/dissertacao_ufc_antoniacid.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons