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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Sandra Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-06T18:35:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-06T18:35:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573483 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores? Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira, assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio, rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros 7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observa-se que houve um crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos, sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao outro e ao seu corpo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo e os Fatores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicomotricipade | pt_BR |
| Título: dc.title | O Corpo e os Fatores Psicomotores como Agentes Intervenientes nas Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita de Escolares: As Contribuições da Psicomotricipade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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