Educação Integrada e a questão indígena: uma proposta de intervenção nos cursos de Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreire, Adriana Cirqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-05T17:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-05T17:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãoFinalAdrianaCirqueiraFreirept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573445-
Resumo: dc.description.abstractCom o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história e a cultura dos povos indígenas do estado de Alagoas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esta pesquisa subsidiou a elaboração um produto educacional produzido de forma participativa, com a contribuição do corpo docente e da equipe de pedagogia. Tal iniciativa colabora ainda para uma implementação mais efetiva da legislação que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial das escolas públicas e privadas: a Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008. Utilizando a pesquisa-ação como método, este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a história e os processos sociais que afetam as populações indígenas alagoanas de forma a incluí-lo na discussão da educação integrada. O locus da pesquisa foi o Ifal Campus Satuba e dela participaram as duas pedagogas do campus e 10 (dez) professores das disciplinas Artes, História, Língua Portuguesa e Sociologia. O diagnóstico foi realizaado através de questionários e entrevistas semi-dirigidas com os profissionais do campus e, para complementar as informações, também foi aplicado um questionário a alguns alunos do último ano do ensino médio. Após este passo, o conteúdo do produto educacional foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, sendo avaliado pelos mesmos professores do diagnóstico, pela orientadora do Neabi e por pesquisadores especialistas no estudo da questão, externos ao campus. Após a inclusão das contribuições da avaliação, o produto educacional “Etnias Indígenas Alagoanas” foi finalizado. Compreendemos que o produto contribui para o aperfeiçoamento da prática educativa, responde a uma exigência legal e amplia as condições de reconhecimento do contexto local pela comunidade escolar, contribuindo para uma verdadeira educação integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,279KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integradapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleEducação Integrada e a questão indígena: uma proposta de intervenção nos cursos de Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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