CONHECENDO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhão-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Anny Camila Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Odaléia Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fabio Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-07T16:19:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-07T16:19:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherConhecendo a Pedagogia da Alternância-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573442-
Resumo: dc.description.abstractEste manual é um produto elaborado com base na pesquisa de mestrado intitulada “Pedagogia da Alternância e saberes docentes”, cuja proposta consistiu na investigação dos saberes dos/das professores/professoras que trabalham com Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural Vivendo a Esperança em São João do Sóter, no Estado do Maranhão. Esta proposta foi construída considerando observações feitas no lócus de pesquisa, bem como a percepção da necessidade da oferta de material que possibilite o entendimento de aspectos relevantes da Pedagogia da Alternância por parte dos/das professores/professoras monitores/monitoras na educação do campo. Verifica-se na literatura a existência de inúmeros autores, tais como Gimonet, Nosella, Caldart e Freire, que abordam as especificidades da educação do campo, possibilitando aos leitores o entendimento da Pedagogia da Alternância. Contudo, compreende-se que este manual apresenta mais uma possibilidade para que os/as professores/professoras-monitores/monitoras percebam, de maneira breve, aspectos referentes à Pedagogia da Alternância, sendo esta uma forma de minimizar possíveis impactos na atuação desses profissionais por conta do desconhecimento desta proposta diferenciada de ensino. O presente manual não deve substituir a formação continuada dos/das professores/professoras-monitores/monitoras, no entanto, apresenta grande relevância no tocante à orientação da prática destes profissionais, bem como a possibilidade de despertar-lhes o desejo de buscar formações posteriores.-
Tamanho: dc.format.extent6.668 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Familiar de Formação por Alternância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleCONHECENDO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons