Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Anny Camila Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Odaléia Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Fabio Freire | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-07T16:19:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-07T16:19:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conhecendo a Pedagogia da Alternância | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573442 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual é um produto elaborado com base na pesquisa de mestrado intitulada “Pedagogia da Alternância e saberes docentes”, cuja proposta consistiu na investigação dos saberes dos/das professores/professoras que trabalham com Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural Vivendo a Esperança em São João do Sóter, no Estado do Maranhão. Esta proposta foi construída considerando observações feitas no lócus de pesquisa, bem como a percepção da necessidade da oferta de material que possibilite o entendimento de aspectos relevantes da Pedagogia da Alternância por parte dos/das professores/professoras monitores/monitoras na educação do campo. Verifica-se na literatura a existência de inúmeros autores, tais como Gimonet, Nosella, Caldart e Freire, que abordam as especificidades da educação do campo, possibilitando aos leitores o entendimento da Pedagogia da Alternância. Contudo, compreende-se que este manual apresenta mais uma possibilidade para que os/as professores/professoras-monitores/monitoras percebam, de maneira breve, aspectos referentes à Pedagogia da Alternância, sendo esta uma forma de minimizar possíveis impactos na atuação desses profissionais por conta do desconhecimento desta proposta diferenciada de ensino. O presente manual não deve substituir a formação continuada dos/das professores/professoras-monitores/monitoras, no entanto, apresenta grande relevância no tocante à orientação da prática destes profissionais, bem como a possibilidade de despertar-lhes o desejo de buscar formações posteriores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6.668 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro Familiar de Formação por Alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | CONHECENDO A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CONHECENDO_A_PEDAGOGIA_DA_ALTERNÂNCIA.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573442/5/CONHECENDO_A_PEDAGOGIA_DA_ALTERNÂNCIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons