Valorização da preceptoria do estágio em análises clínicas: sugestões aos gestores

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMelo, Adriano cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-06T15:13:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-06T15:13:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProduto Adriano Melo UFALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573432-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido a partir da análise dos resultados obtidos na pesquisa intitulada “Estágio Curricular Supervisionado em Análises Clínicas em Hospital de Ensino: a visão da gestão e egressos de um curso de Farmácia” ambos baseados em problemas provenientes do campo profissional. Os Estágios Curriculares Supervisionados são espaços privilegiados na formação e atuação do estudante do curso de Farmácia, uma vez que auxiliam na formação ética e técnica requerida pela profissão. Objetivou-se Conhecer a contribuição do Estágio em Análises Clínicas (AC) para a formação do profissional Farmacêutico. Estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizado em uma instituição pública do nordeste brasileiro. Para o levantamento dos dados primários, na fase de pesquisa de campo, foi composto um Grupo Focal (GF) com egressos e entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram obtidos mediante gravação de áudio e, posteriormente, analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no Hospital Universitário (HU); Percepções sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no HU. Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia revelaram que ocorreram oportunidades de estabelecimentos de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional do Estágio em AC. Indicaram, também, a necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos preceptores. A participação de egressos e da gestão do curso, na avaliação de um ECS, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent73Kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDOCXpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHospitais de ensino. Estágio clínico. Serviços Laboratório clínico. Educação em farmácia. Preceptoria.pt_BR
Título: dc.titleValorização da preceptoria do estágio em análises clínicas: sugestões aos gestorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
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