
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Adriano cavalcante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-06T15:13:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-06T15:13:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Adriano Melo UFAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573432 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido a partir da análise dos resultados obtidos na pesquisa intitulada “Estágio Curricular Supervisionado em Análises Clínicas em Hospital de Ensino: a visão da gestão e egressos de um curso de Farmácia” ambos baseados em problemas provenientes do campo profissional. Os Estágios Curriculares Supervisionados são espaços privilegiados na formação e atuação do estudante do curso de Farmácia, uma vez que auxiliam na formação ética e técnica requerida pela profissão. Objetivou-se Conhecer a contribuição do Estágio em Análises Clínicas (AC) para a formação do profissional Farmacêutico. Estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizado em uma instituição pública do nordeste brasileiro. Para o levantamento dos dados primários, na fase de pesquisa de campo, foi composto um Grupo Focal (GF) com egressos e entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram obtidos mediante gravação de áudio e, posteriormente, analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no Hospital Universitário (HU); Percepções sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no HU. Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia revelaram que ocorreram oportunidades de estabelecimentos de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional do Estágio em AC. Indicaram, também, a necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos preceptores. A participação de egressos e da gestão do curso, na avaliação de um ECS, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 73K | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | DOCX | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Hospitais de ensino. Estágio clínico. Serviços Laboratório clínico. Educação em farmácia. Preceptoria. | pt_BR |
| Título: dc.title | Valorização da preceptoria do estágio em análises clínicas: sugestões aos gestores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO ADRIANO MELO UFAL.docx | 77,29 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/573432/2/PRODUTO ADRIANO MELO UFAL.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons