Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BECKMANN, Ana Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VENTURINI, Andressa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Cristina da Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEIVAS, JOSÉ CARLOS PINTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MAZIERO, Míriam | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ZUQUETTO, Suelen da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SERAFIN, Suzane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Raquel Machado dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VESTENA, Rosemar de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Veridiana Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-05T22:16:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-05T22:16:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=c7wUJMzRAcI&feature=youtu.be | - |
identificador: dc.identifier.other | https://drive.google.com/file/d/10XxtNCqIOyKxTPaFkNbPz5keLMyxYDzJ/view?usp=sharing | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | https://www.youtube.com/watch?v=c7wUJMzRAcI&feature=youtu.be | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573427 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A peça teatral O País da Ciencimática traz como protagonistas os personagens criados por Monteiro Lobato Visconde e Emília. Eles se desafiam e se divertem ao encontrarem cada qual seu circo, seus personagens e sua plateia. Visconde encontra o Circo Sarrasani do país da Matemática e Emília cria o Circo do País da Ciencimática. A inspiração do roteiro teatral se alicerça na obra de Monteiro Lobato Aritmética da Emília nos capítulos I e II, respectivamente. A ideia do Visconde e os artistas da aritmética. A partir da história, foram trabalhados conceitos de Matemática e introduzidos conceitos de Ciências da Natureza. Assim, foi construído um enredo, criadas as cenas teatrais incluindo outras falas, personagens e outros elementos como música, figurinos, maquiagens e cenário, dentre outros. O Vídeo tem como público alvo crianças dos anos inicias do Ensino Fundamental. Objetiva o letramento científico e matemático na infância de modo interdisciplinar. Enfoca a construção do número (arábicos e romanos) e quantifica características anatômicas empregadas na classificação de alguns invertebrados e vertebrados do Reino Animal. O Vídeo foi produzido a partir do registro da encenação teatral idealizada no transcorrer do segundo semestre de 2019, na disciplina Ensino de Ciências e Matemática na Infância II, do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil. Possuí 16 min e foi apresentado no IV simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, no qual obteve excelente avaliação de docentes, acadêmicos e convidados do Simpósio. Portanto, para serem melhores compreendidos conceitos da Matemática e das Ciências da Natureza na infância, o ideal seria que fossem subsidiados por metodologias que despertassem nas crianças curiosidade e entusiasmo para aprender e, desse modo, é plausível valer-se de aspectos lúdicos e da perspectiva interdisciplinar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | online | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | html | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sistemas de numeração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | encenação teatral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | seres vivos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | O País da CIENCIMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências e Matemática na Infância II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons