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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Geminiano, Rilane Silva Reverdito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-04T22:18:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-04T22:18:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573386 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo busca conhecer as narrativas da comunidade indígena Nambikwara Katitaurlu no estado do Mato Grosso, local onde se faz presente uma escola em seu território imemorial. Essa escola foi conquistada por meio da luta do povo indígena, que conseguiu a implementação de três salas de aulas anexas da rede estadual na área Vale do Guaporé, Terra Indígena Sararé, aldeia Central. A ideia desse trabalho é conhecer as narrativas e propor métodos e técnicas de aprendizagem e ensino a partir do conhecimento das necessidades dos escolares bem como da comunidade, dialogando, assim, os conhecimentos científicos que fazem parte da vida cotidiana da comunidade ao qual essa etnia está inserida. Os primeiros resultados possibilitaram observar que o processo de educação escolar indígena ainda pouco pesquisado, considera a realidade sociocultural dos indígenas, a falta de conhecimento das narrativas, a utilização do livro didático em escolas e salas de aulas indígenas denota esse processo de distanciamento da cultura escolar das necessidades da comunidade. O percurso metodológico se sustenta em Willis (1991) que buscou atrelar os conhecimentos científicos à realidade social e cultural dos escolares. Desse modo, tendo como ferramentas a análise documental, levantamento bibliográfico, etnografia e as narrativas, faremos um mapeamento que permita compreender a cultura, isso possibilita que os alunos indígenas reconheçam suas realizações pela interação dos conhecimentos da sua história, aos quais perpassam pela escola indígena e assim, vão compreendendo a estreita relação desses conhecimentos com sua vida cotidiana que ultrapassa a mera aquisição formal do letramento, pois tem significado e sentido o que constrói um sentimento de partícipe, de autoestima e de sujeito, possibilitando ações concretas do desenvolvimento superior do psíquico humano | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.53 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Nambikwara Katitaurlu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | Narrativas Nambikwara Katitaurlu: vivências transformadoras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertacao_unesp_geminiano.pdf | 11,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573386/2/dissertacao_unesp_geminiano.pdfDownload |
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