Diário de Campo

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Autor(es): dc.contributorIFSULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorELTZ, Patricia Thoma-
Autor(es): dc.contributor.authorRITTER, Elizandra Sirlei Del Zotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-04T20:49:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-04T20:49:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherDiário de Campo: Faces do campuspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573383-
Resumo: dc.description.abstractNo âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), ancorado à área de ensino da Capes, esta investigação propôs-se a compreender de que modo os movimentos dos jovens em suas dimensões sócioculturais puderam oferecer subsídios colaborativos na revitalização e ressignificação de espaços de convivência, potencializando sua formação integral na etapa do Ensino Médio profissionalizante. Os objetivos trataram de analisar os movimentos juvenis e seus interstícios interculturais mediante uma proposta de revitalização de espaços de convivência pela Arte. Também se analisou de que forma este processo contribuiu a uma formação integral na etapa do Ensino Médio profissionalizante. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa com cunho bibliográfico e documental referente aos documentos que normatizam os processos educativos da educação profissional e tecnológica da instituição na qual a pesquisa aconteceu e os referenciais teóricos que norteiam estes processos. Também se caracterizou como uma pesquisa de campo, já que a coleta e análise de dados se deram mediante ações de planejamento e revitalização protagonizadas pelos jovens em seu próprio contexto institucional. A coleta de dados aconteceu a partir da formação de um grupo focal intitulado “Faces do Campus”, com alunos do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Eventos do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Sapucaia do Sul/RS, no segundo semestre de 2019. A partir dos movimentos do grupo, formalizou-se um produto educacional para a educação profissional e tecnológica (o Diário de Campo), com um viés em Arte Educação, onde se registraram as etapas e ações dos jovens durante o processo de planejamento, revitalização e socialização do novo espaço revitalizado no Instituto Federal Sul-rio-grandense de Sapucaia do Sul/RS. A análise dos dados obtidos aconteceu em concordância com a epistemologia do materialismo histórico-dialético, já que as bases teóricas que embasaram esta investigação científica condiziam com a teoria materialista histórico dialética marxista. Os resultados obtidos trouxeram os jovens estudantes como protagonistas de um processo de revitalização em sua instituição educativa, efetivada através da percepção sobre as necessidades do coletivo que ocupava aquele espaço e de movimentos que recorreram de sua identidade juvenil. Através da Arte, na perspectiva da qualificação estética do contexto em prol do bem estar coletivo, verificaram-se contribuições efetivas a uma formação omnilateral na etapa do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,307kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos Juvenispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Título: dc.titleDiário de Campopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEducaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArte e Juventudept_BR
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