Os fundamentos liberais conservadores da ideologia de gênero e do programa “Escola sem Partido”: a práxis educativa como alternativa no ensino de sociologia crítica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Juliana Guidi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-04T19:27:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-04T19:27:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573364-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa em comento possui o objetivo principal de analisar os desafios relativos à prática docente no tocante ao ensino da Sociologia no Ensino Médio, considerando o atual contexto político, social e econômico de insofismável ofensiva liberal conservadora no Brasil. Visou-se, igualmente, com o trabalho, analisar os fundamentos conceituais de gênero, identificar e demarcar as violações de preceitos legais constituintes do Estado Democrático de Direito por meio da análise dos projetos de lei, que pretendem instituir o Programa Escola sem Partido e retirar qualquer discussão à respeito de gênero nas escolas, sob a alegação de fomentar a ‘ideologia de gênero’. Neste sentido, finalmente, a pesquisa propôs uma reflexão sobre a aula como práxis educativa, como ferramenta política e educacional de enfrentamento do supradito discurso e de defesa do caráter científico da sociologia. A proposição teórico-metodológica alternativa para efetivar esta reflexão se pautou na “Metodologia de Mediação Dialética – M.M.D”, desenvolvida pela professora e pesquisadora Maria Eliza Brefere Arnoni. Para tanto, selecionou-se o conteúdo disposto no segundo bimestre do terceiro ano do ensino médio, do Currículo do Estado de São Paulo, qual seja: os movimentos sociais, estabelecendo um recorte das aulas que propõem sobre a importância do movimento feminista na construção de uma sociedade humanamente emancipada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.198 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola sem Partidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Título: dc.titleOs fundamentos liberais conservadores da ideologia de gênero e do programa “Escola sem Partido”: a práxis educativa como alternativa no ensino de sociologia críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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