Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Sônia Aparecida de Sena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-04T22:08:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-04T22:08:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática elaborada e aplicada para a primeira série do Ensino Médio na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão, estado de São Paulo. Prevê a valorização da Sociologia enquanto disciplina ministrada nas escolas com base em atividades de sala de aula (projetos escolares) que privilegiem a pesquisa como ferramenta didática, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem a realidade social e a superarem o saber de senso comum de que são portadores. Visa ampliar a capacidade de olhar sociologicamente as temáticas do mundo contemporâneo, percebendo-se enquanto categoria de sujeitos históricos e culturais capazes de reconhecerem nesta Ciência um instrumento emancipador e libertário, presente nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, a partir de vivências e de saberes compartilhado entre professor e aluno. Pretende, por meio da aplicação de uma proposta de sequência didática, estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado habitualmente de maneira incorreta no meio ambiente. Na sequência didática, procurou-se refletir os questionamentos advindos da prática de ensino, culminando na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo, de modo a contribuir com o ensino de Sociologia. O trabalho apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.205 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
Título: dc.title | A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_unesp_soniafernandes.pdf | 9,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573319/2/dissertacao_unesp_soniafernandes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons