A prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Sônia Aparecida de Sena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-04T22:08:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-04T22:08:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573319-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa-ação estruturada a partir de uma sequência didática elaborada e aplicada para a primeira série do Ensino Médio na Escola Estadual Cel. Eduardo de Souza Porto, localizada na cidade de Fernão, estado de São Paulo. Prevê a valorização da Sociologia enquanto disciplina ministrada nas escolas com base em atividades de sala de aula (projetos escolares) que privilegiem a pesquisa como ferramenta didática, a fim de auxiliar os estudantes a conhecerem a realidade social e a superarem o saber de senso comum de que são portadores. Visa ampliar a capacidade de olhar sociologicamente as temáticas do mundo contemporâneo, percebendo-se enquanto categoria de sujeitos históricos e culturais capazes de reconhecerem nesta Ciência um instrumento emancipador e libertário, presente nas teorias sociológicas e em ações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, a partir de vivências e de saberes compartilhado entre professor e aluno. Pretende, por meio da aplicação de uma proposta de sequência didática, estranhar e desnaturalizar os processos econômicos, os agentes sociais e políticos intrínsecos à cadeia produtiva da soja no Brasil e do óleo de soja, comumente utilizado para preparar alimentos e descartado habitualmente de maneira incorreta no meio ambiente. Na sequência didática, procurou-se refletir os questionamentos advindos da prática de ensino, culminando na confecção, pelos alunos, de um produto educomunicativo, de modo a contribuir com o ensino de Sociologia. O trabalho apresenta o referencial teórico, o processo de aplicação da sequência didática e a produção discente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.205 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCulturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambientept_BR
Título: dc.titleA prática de ensino de sociologia no ensino médio sob a perspectiva do desenvolvimento de projetos escolares: um olhar sobre a sustentabilidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons