Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vellei, Álvaro dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-04T19:03:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-04T19:03:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573313 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir dos anos 1990, o neoliberalismo vem direcionando, paulatinamente, suas ações para a privatização da educação pública brasileira, utilizando-se das reformas educacionais nas redes públicas de ensino e, pouco a pouco, promovendo mudanças nos objetivos da educação, na atividade docente e na formação juvenil, tratando a educação como possibilidade de lucro, transformando-a em mercadoria. No estado de São Paulo não é diferente, com o discurso da melhoria da qualidade da educação e com políticas educacionais flexíveis, os diferentes governos do PSDB, ao longo de sete mandatos, estimularam e continuam impulsionando transformações no currículo escolar, nos conteúdos disciplinares e no trabalho docente, em que as avaliações em larga escala são, ao mesmo tempo, objetivo e orientação das ações pedagógicas da educação pública paulista. Nesse sentido, a partir do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-cultural, a investigação se propôs a discutir a questão da formação continuada de professores oferecida pela Secretaria Estadual de Educação e parte estratégica do programa São Paulo Faz Escola para a reestruturação da educação pública paulista, que tem como intenção formar uma subjetividade docente padronizada e alinhada com preceitos educacionais neoliberais, desrespeitando contextos e circunstâncias escolares. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre o programa São Paulo Faz Escola e formação continuada, principalmente, em suas implicações na atividade de professores do ensino de Sociologia. Para tal, a pesquisa contextualizou os interesses político-econômicos mundiais para a educação pública e analisou a formação continuada oferecida pelo programa para o ensino de Sociologia, a verificação se deu por meio da análise das entrevistas com professores e professoras de Sociologia da rede pública do estado de São Paulo diante da conjuntura laboral para a atividade docente. Foi constatado que o programa São Paulo Faz Escola — em suas condições materiais sucateadas, em seu currículo não dialogado, em seu material apostilado fragilizado e na formação profissional, obrigatória e esvaziada — retira a criatividade e a autonomia didáticopedagógica do trabalho docente, se apresentando-se, na verdade, como contraformação de professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.511 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo Faz Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação mercadoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contraformação | pt_BR |
Título: dc.title | São Paulo Faz Escola e (contra)formação de professores: ensino de sociologia em atividade? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_unesp_alvarovellei.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573313/2/dissertacao_unesp_alvarovellei.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons