Competências Gerenciais no Âmbito dos Institutos Federais de Educação

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Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Francis de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-04T13:20:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-04T13:20:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573303-
Resumo: dc.description.abstractAs competências, essencialmente, causam mudanças no desenvolvimento da organização, porém, é necessário que essas mesmas competências sejam identificadas e desenvolvidas com o intuito de diminuir cada vez mais as distâncias existentes entre as competências que se tem e as que se desejam, nesse sentido, as competências gerenciais são atividades, conhecimentos, habilidades ou atitudes e também características pessoais necessárias para melhorar o desempenho. Diretores gerais de campus dos Institutos Federais de Educação são sujeitos importantes no desenvolvimento dessas organizações e devem apresentar um perfil de competências gerenciais que gere resultados. Com o intuito de investigar a configuração do perfil de competências gerenciais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro, conforme a abordagem de valores concorrentes proposta por Quinn et al. (2015), este estudo usou de uma abordagem essencialmente quantitativa, e conforme o objetivo proposto, possui caráter descritivo. Por meio de uma pesquisa do tipo survey, foi aplicado um questionário autoadministrado a uma população de 602 sujeitos (diretores geral de campi), conseguindo um tamanho amostral de 241 respondentes. Foram realizadas estatística descritiva, análises exploratória e confirmatória do modelo teórico, na qual se conseguiu assegurar a validade e a confiabilidade das medidas e do construto, além de sua consistência interna tendo como apoio o software IBM SPSS Statistics Desktop. Concluiu-se a que há uma convergência preponderante no perfil dos gestores para o modelo de relações humanas no nível de frequência de uso relacionadas as competências que buscam criar e sustentar o compromisso e a coesão e no nível de domínio a tendência se volta para o modelo de sistema aberto, onde os gestores buscam efetivamente se adaptarem às mudanças e adquirirem suporte externo. Constatou-se ainda que em todas as dimensões os gestores usam as competências no dia a dia de suas atividades, porém, não demonstram capacidade conceitual e prática sobre as mesmas em igual proporção, existindo um hiato considerável de percepção de diferenças.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetências Gerenciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFederais de Educaçãopt_BR
Título: dc.titleCompetências Gerenciais no Âmbito dos Institutos Federais de Educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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