Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Francis de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-04T13:20:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-04T13:20:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573303 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As competências, essencialmente, causam mudanças no desenvolvimento da organização, porém, é necessário que essas mesmas competências sejam identificadas e desenvolvidas com o intuito de diminuir cada vez mais as distâncias existentes entre as competências que se tem e as que se desejam, nesse sentido, as competências gerenciais são atividades, conhecimentos, habilidades ou atitudes e também características pessoais necessárias para melhorar o desempenho. Diretores gerais de campus dos Institutos Federais de Educação são sujeitos importantes no desenvolvimento dessas organizações e devem apresentar um perfil de competências gerenciais que gere resultados. Com o intuito de investigar a configuração do perfil de competências gerenciais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro, conforme a abordagem de valores concorrentes proposta por Quinn et al. (2015), este estudo usou de uma abordagem essencialmente quantitativa, e conforme o objetivo proposto, possui caráter descritivo. Por meio de uma pesquisa do tipo survey, foi aplicado um questionário autoadministrado a uma população de 602 sujeitos (diretores geral de campi), conseguindo um tamanho amostral de 241 respondentes. Foram realizadas estatística descritiva, análises exploratória e confirmatória do modelo teórico, na qual se conseguiu assegurar a validade e a confiabilidade das medidas e do construto, além de sua consistência interna tendo como apoio o software IBM SPSS Statistics Desktop. Concluiu-se a que há uma convergência preponderante no perfil dos gestores para o modelo de relações humanas no nível de frequência de uso relacionadas as competências que buscam criar e sustentar o compromisso e a coesão e no nível de domínio a tendência se volta para o modelo de sistema aberto, onde os gestores buscam efetivamente se adaptarem às mudanças e adquirirem suporte externo. Constatou-se ainda que em todas as dimensões os gestores usam as competências no dia a dia de suas atividades, porém, não demonstram capacidade conceitual e prática sobre as mesmas em igual proporção, existindo um hiato considerável de percepção de diferenças. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Gerenciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Federais de Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Competências Gerenciais no Âmbito dos Institutos Federais de Educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: