Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Retzlaff, Talita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sena, Aldo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda, Lucelmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-03T00:10:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-03T00:10:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA UMA FORMAÇÃO PARA UMA AÇÃO TRANSFORMADORA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573268 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha é o Produto Educacional proveniente da dissertação de Talita Santos Retzlaff, intitulada “A Formação Continuada como um Caminho para Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Olhares para as Avaliações Adaptadas de Matemática”, orientada pelo Dr. Aldo Sena de Oliveira, pertencente à linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, e coorientada pelo Dr. Lucelmo Lacerda de Brito. Sua aprovação ocorreu em 27 de março de 2020, conforme Termo de Aprovação em anexo e sua versão está disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Desenvolvemos e apresentamos esse produto em um formato de cartilha, no intuito de contribuir com as equipes de educadores generalistas e de salas de recursos, ou aqueles que compartilham o propósito de ensinar Matemática aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Mas a principal audiência que almejamos alcançar são os membros das equipes escolares que estão cotidianamente em classes comuns de ensino, com vários estudantes típicos e público alvo da educação especial, que não possuem professor de apoio e que são responsáveis por planejar e ministrar aulas no dia a dia. A finalidade desse material é descrever conceitualmente o transtorno, as possibilidades de comorbidades associadas, os dados da prevalência atualizados, mas sobretudo, ilustrar por meio de recursos práticos, alguns exemplos de possibilidades de adaptação de exercícios dessa componente curricular. Os conteúdos e atividades que compõe esse Produto Educacional foram realizados e avaliados em um Curso de Formação Continuada no Colégio Metropolitano, na cidade de Indaial com 27 professores da educação infantil, ensino fundamental I, II e médio, bem como pela equipe diretiva composta pela diretora geral e coordenadoras pedagógicas. Os processos de adaptação descritos nesse produto resultam de uma articulação teórica entre os pressupostos de Vygotsky, responsável e reconhecido por enaltecer a influência do meio social e das informações por ele geradas no desenvolvimento do indivíduo; e de Janney e Snell, por meio da obra Modyfing Schoolwork na qual sistematizou e estabeleceu diretrizes para adaptação de materiais para estudantes com autismo, que ancoraram as atividades no curso de formação. Essa cartilha pode ser acessada pela Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB e também pelo portal de objetos educacionais eduCAPES. Em que pese sabermos não ser possível estabelecer generalizações nos processos de adaptação de materiais, ou seja, os planejamentos dos programas educacionais aos estudantes público alvo da educação especial são completamente individualizados, almejamos criar um material que possibilite a oferta de processo de formação continuada incrementando a acurácia dos professores na adaptação de avaliações de Matemática para seus estudantes com TEA. Desejamos que nossa contribuição seja no sentido de compor o rol das referências bibliográficas nessa temática, para que possa fundamentar, amparar e nortear os professores em suas práticas no ensino dos estudantes com autismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,7 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | autismo, Educação Matemática, avaliação adaptada, formação continuada, formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA UMA FORMAÇÃO PARA UMA AÇÃO TRANSFORMADORA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_versão_final.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573268/2/Produto_Educacional_versão_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons