Literatura e Inclusão: Formação do Respeito a diversidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVilela, Laila-
Autor(es): dc.contributor.authorde Mello e Silva, Dagmar-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-02T09:29:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-02T09:29:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-15-
identificador: dc.identifier.otherLiteratura e Inclusão: Formação do Respeito à Diversidade.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573264-
Resumo: dc.description.abstractA literatura é um produto cultural e sempre devemos estar atentos ao que é oferecido aos estudantes, de forma que escola e literatura caminhem lado a lado para formação humana amparada em valores de respeito à diversidade, às diferenças e à inclusão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de livros de literatura infanto-juvenil cujas narrativas, atendam princípios de uma formação do leitor, atenta aos Direitos Humanos. Esse levantamento possibilitou a seleção de dez obras que tratam de temas relacionados à Diversidade e Inclusão de forma a apoiar o desenvolvimento de oficinas de leitura voltadas para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, no intuito de produzir processos auto-formativos afinados com princípios éticos, atentos às diferentes alteridades que constituem a condição humana. Este estudo descritivo, qualitativo, de cunho pedagógico é definido como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas). Os resultados apontaram para a presença de diferentes títulos que foram premiados no prêmio Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e indicados no Programa Nacional do Livro Didático e a seleção foi realizada a partir dos títulos e do conteúdo que tratavam as questões étnico-raciais, indígenas, o papel da mulher na sociedade e deficiências/ diferenças. Como produto final apresentamos o e-book com as indicações de obras literárias que contribuam para a formação do leitor na perspectiva apontada por esse trabalho. A partir do que falam Freire e Foucault, verificamos nesta pesquisa, que a literatura, nas escolas, pode agenciar modos de rupturas com práticas discursivas – jogos de verdade – que naturalizam modos de existência, excluindo aqueles que não se enquadram nessas exigências naturalizadas por determinados discursos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,28 MB (1.345.084 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subject3.Inclusão.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidadept_BR
Título: dc.titleLiteratura e Inclusão: Formação do Respeito a diversidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
livro2.pdf1,31 MBAdobe PDF/bitstream/capes/573264/2/livro2.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons