Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Laila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Mello e Silva, Dagmar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-02T09:29:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-02T09:29:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Literatura e Inclusão: Formação do Respeito à Diversidade. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573264 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A literatura é um produto cultural e sempre devemos estar atentos ao que é oferecido aos estudantes, de forma que escola e literatura caminhem lado a lado para formação humana amparada em valores de respeito à diversidade, às diferenças e à inclusão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de livros de literatura infanto-juvenil cujas narrativas, atendam princípios de uma formação do leitor, atenta aos Direitos Humanos. Esse levantamento possibilitou a seleção de dez obras que tratam de temas relacionados à Diversidade e Inclusão de forma a apoiar o desenvolvimento de oficinas de leitura voltadas para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, no intuito de produzir processos auto-formativos afinados com princípios éticos, atentos às diferentes alteridades que constituem a condição humana. Este estudo descritivo, qualitativo, de cunho pedagógico é definido como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas). Os resultados apontaram para a presença de diferentes títulos que foram premiados no prêmio Jabuti, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e indicados no Programa Nacional do Livro Didático e a seleção foi realizada a partir dos títulos e do conteúdo que tratavam as questões étnico-raciais, indígenas, o papel da mulher na sociedade e deficiências/ diferenças. Como produto final apresentamos o e-book com as indicações de obras literárias que contribuam para a formação do leitor na perspectiva apontada por esse trabalho. A partir do que falam Freire e Foucault, verificamos nesta pesquisa, que a literatura, nas escolas, pode agenciar modos de rupturas com práticas discursivas – jogos de verdade – que naturalizam modos de existência, excluindo aqueles que não se enquadram nessas exigências naturalizadas por determinados discursos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,28 MB (1.345.084 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 3.Inclusão. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura e Inclusão: Formação do Respeito a diversidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
livro2.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573264/2/livro2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons