Aprendizagem significativa a partir do ciclo de aprendizagem experiencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGiaretta, Pedro Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorDARROZ, LUIZ MARCELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-03T17:23:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-03T17:23:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-24-
identificador: dc.identifier.otherPedro Henrique Giaretta - Produto Educacional - 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573250-
Resumo: dc.description.abstractA contemporaneidade apresenta como característica uma constante inserção de novas tecnologias, proporcionando mudanças no modo de viver dos indivíduos e da sociedade. Tais alterações exigem dos indivíduos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para fazer frente ao contexto que ora se apresenta. No entanto, o processo de ensinar e aprender revela-se, muitas vezes, alheio a este processo da sociedade moderna. Os métodos de ensino continuam, em sua maioria, centrados na transmissão dos conhecimentos e na promoção de aprendizagens mecânicas (MOREIRA, 2010). Dessa forma, é preciso oferecer aos educandos subsídios para que possam intervir criticamente no meio em que estão inseridos, o que demanda que os assuntos abordados em sala de aula estejam cada vez mais ligados ao cotidiano. Nesse sentido, este trabalho, realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, tem por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Termologia, destinada aos professores de educação básica do 9º * Aviso legal: O Produto Educacional não possui fins comerciais, as tirinhas utilizadas são protegidas por direitos autorais e são utilizadas apenas como apoio ao ensino de Termologia. 8 | Aprendizagem significativa a partir do ciclo de aprendizagem experiencial ano do ensino fundamental, a qual preza por estabelecer a ocorrência de uma aprendizagem significativa para os educandos. A intenção é que essa sequência possa servir como material para o professor desenvolver sua aula e, também, como um modelo de estrutura para planejamentos abordando qualquer outro conteúdo. Assim sendo, para a promoção de uma aprendizagem com significados, a sequência foi estruturada com base no Ciclo de Aprendizagem Experiencial (CAE), de David Kolb, que é uma proposta de planejamento destinada a alcançar a maioria dos educandos, visto que em uma sala de aula há diferentes formas de aprendizagem. Nessa perspectiva, o ciclo constitui-se de etapas que passam por essas diversas estratégias de aprendizagem, estabelecendo como foco a experiência. Ainda, para promover tais aprendizagens, a sequência didática fundamentou- -se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel. Essa teoria, que parte da concepção de proporcionar a aprendizagem a partir dos conhecimentos anteriores dos educandos, pode auxiliar na compreensão significativa dos conceitos estudados nos bancos escolares e dos avanços vivenciados pela sociedade atual. Divididos em três ciclos, os conteúdos base para o ensino de Termologia foram desenvolvidos considerando os conhecimentos pressupostos pelos educandos relacionados com suas vivências cotidianas e situações iminentes. O primeiro ciclo, referente ao tema Temperatura e Calor, | 9 Pedro Henrique Giaretta | Luiz Marcelo Darroz busca diferenciar tais conceitos partindo da utilização dessas palavras no dia a dia. Já o segundo ciclo, que envolve Calor Sensível e Calor Latente, parte da identificação dos conceitos, ao relacioná-los com os fenômenos presentes na natureza. Por fim, o terceiro ciclo aborda a Dilatação Térmica, mediante a visualização do fenômeno em situações próximas da vivência dos educandos. Para relatar a proposta, o texto a seguir está estruturado em cinco capítulos, além desta apresentação. O primeiro explica o que é o CAE, de Kolb, e como ele pode ser utilizado na educação. O capítulo seguinte sintetiza, de forma objetiva, a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Na continuidade, são evidenciadas as relações entre as duas teorias. O próximo capítulo expõe a sequência didática proposta, distribuída em três subcapítulos, sendo um para cada tema. No último capítulo, é apresentada uma reflexão sobre a avaliação da aprendizagem significativa nos ciclos propostos. Por fim, encontram-se as referências utilizadas ao longo da produção deste trabalho. Também situam-se, ao longo da sequência didática, algumas barras laterais denominadas “Notas Para o Professor”, que contém informações e dicas para a realização das atividades apresentadas no decorrer do texto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2935Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleAprendizagem significativa a partir do ciclo de aprendizagem experiencialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons