Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Vitória | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Ricardo Allan de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Maria Cristina Caminha de Castilhos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-02T20:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-02T20:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de formação voltada à educação especial a partir de saberes inclusivos LICENÇA-Creative Commons | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573245 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um desdobramento da pesquisa “Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos núcleos de atendimento às necessidades específicas (NAPNE)”, requisito para conclusão do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional. Ele visa subsidiar a formação dos profissionais que atuam no NAPNE dos Institutos Federais de Educação Profissional Científica e Tecnológica-IFs. Nele serão abordados alguns dos saberes essenciais para a inclusão na EPT, apontados pelos profissionais inclusivos que atuavam no NAPNE do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. Estes saberes são aqui mencionados pela terminologia “saberes inclusivos”, isto é, conhecimentos formais e informais, oriundos de espaços formais e não formais de educação. Esses conhecimentos fazem parte do ser sócio-histórico de cada um. Portanto, esses saberes são únicos e ao mesmo tempo plurais. Durante a execução deste guia se propõe que os cursistas compartilhem entre si seus conhecimentos, à medida que abordem os conteúdos e exercícios propostos. Com isso, espera-se fortalecer a rede interna de apoio à inclusão nos Institutos Federais de Educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,03 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Educação inclusiva. 2. Pessoas com deficiência – Educação – Estudo de casos. 3. Inclusão social. 4. Educação especial. 5. Ensino – Meios auxiliares. 6. Professores – Formação. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de formação voltada à Educação Especial a partir de saberes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede NacionalTURMA ESPECIAL MEC | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminário de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons