Guia de formação voltada à Educação Especial a partir de saberes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-Campus Vitóriapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Ricardo Allan de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-02T20:04:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-02T20:04:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
identificador: dc.identifier.otherGuia de formação voltada à educação especial a partir de saberes inclusivos LICENÇA-Creative Commonspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573245-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um desdobramento da pesquisa “Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos núcleos de atendimento às necessidades específicas (NAPNE)”, requisito para conclusão do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional. Ele visa subsidiar a formação dos profissionais que atuam no NAPNE dos Institutos Federais de Educação Profissional Científica e Tecnológica-IFs. Nele serão abordados alguns dos saberes essenciais para a inclusão na EPT, apontados pelos profissionais inclusivos que atuavam no NAPNE do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília. Estes saberes são aqui mencionados pela terminologia “saberes inclusivos”, isto é, conhecimentos formais e informais, oriundos de espaços formais e não formais de educação. Esses conhecimentos fazem parte do ser sócio-histórico de cada um. Portanto, esses saberes são únicos e ao mesmo tempo plurais. Durante a execução deste guia se propõe que os cursistas compartilhem entre si seus conhecimentos, à medida que abordem os conteúdos e exercícios propostos. Com isso, espera-se fortalecer a rede interna de apoio à inclusão nos Institutos Federais de Educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,03 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Educação inclusiva. 2. Pessoas com deficiência – Educação – Estudo de casos. 3. Inclusão social. 4. Educação especial. 5. Ensino – Meios auxiliares. 6. Professores – Formação.pt_BR
Título: dc.titleGuia de formação voltada à Educação Especial a partir de saberes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede NacionalTURMA ESPECIAL MECpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSeminário de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons