Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Filho, Paulo Roberto de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-29T15:55:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-29T15:55:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto teve como objetivo a elaboração e execução de uma Intervenção Pedagógica no ensino de Sociologia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - (EJA). Médio, realizada junto aos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, uma escola pública localizada no município de Caruaru-PE. Por meio dessa intervenção abordamos aspectos da cultura local, a arte em barro do Alto do Moura e o contexto social em que é produzida. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva antropológica, tomando-a como uma metodologia de ensino, na qual o estudante assumiu o papel de sujeito do conhecimento em uma relação direta com o objeto. Em um primeiro momento construí e apliquei uma sequência didática que se estendeu por sete aulas, com a temática “Os aspectos sociais da produção da arte do Alto do Moura”. No segundo momento foram realizadas, junto com parte dos alunos, três aulas de campo no Alto do Moura, em que eles realizaram um exercício etnográfico utilizando as ferramentas de pesquisa da antropologia (diário de campo, observação participante e entrevistas). A intervenção contemplou a quatro princípios: a contextualização do conhecimento sociológico, o protagonismo do estudante na relação de ensino aprendizagem, a ruptura com o etnocentrismo na análise da arte popular e o uso da metodologia de pesquisa como meio para a aprendizagem na educação básica. Além de descrevermos ao longo desse trabalho a dinâmica de construção e aplicação das atividades que compuseram essa intervenção, realizamos uma reflexão sobre sua aplicabilidade em outros contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,08 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte figurativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de antropologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | A vida do barro no Alto do Moura: praticando antropologia no Ensino de Sociologia da EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons