A vida do barro no Alto do Moura: praticando antropologia no Ensino de Sociologia da EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Filho, Paulo Roberto de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-29T15:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-29T15:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-24-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573165-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto teve como objetivo a elaboração e execução de uma Intervenção Pedagógica no ensino de Sociologia nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - (EJA). Médio, realizada junto aos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa, uma escola pública localizada no município de Caruaru-PE. Por meio dessa intervenção abordamos aspectos da cultura local, a arte em barro do Alto do Moura e o contexto social em que é produzida. A pesquisa foi realizada em uma perspectiva antropológica, tomando-a como uma metodologia de ensino, na qual o estudante assumiu o papel de sujeito do conhecimento em uma relação direta com o objeto. Em um primeiro momento construí e apliquei uma sequência didática que se estendeu por sete aulas, com a temática “Os aspectos sociais da produção da arte do Alto do Moura”. No segundo momento foram realizadas, junto com parte dos alunos, três aulas de campo no Alto do Moura, em que eles realizaram um exercício etnográfico utilizando as ferramentas de pesquisa da antropologia (diário de campo, observação participante e entrevistas). A intervenção contemplou a quatro princípios: a contextualização do conhecimento sociológico, o protagonismo do estudante na relação de ensino aprendizagem, a ruptura com o etnocentrismo na análise da arte popular e o uso da metodologia de pesquisa como meio para a aprendizagem na educação básica. Além de descrevermos ao longo desse trabalho a dinâmica de construção e aplicação das atividades que compuseram essa intervenção, realizamos uma reflexão sobre sua aplicabilidade em outros contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,08 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArte figurativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de antropologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
Título: dc.titleA vida do barro no Alto do Moura: praticando antropologia no Ensino de Sociologia da EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons