Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Carlos Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bentes, Haroldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-29T12:11:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-29T12:11:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Proposta Didático-Pedagógica para Egressosica do Tato) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573121 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A título de conclusão de programa de pós-graduação em nível de mestrado profissional (ProfEPT) no IFPA Campus Belém tem-se como objetivo propor uma proposta didático-pedagógica de diretrizes ao currículo do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFPA Campus Belém, no contexto de pesquisa desenvolvida desde o segundo semestre de 2018, através da abordagem e feedback de concludentes e egressos dos cursos técnico-integrados no âmbito do objeto de estudo, a partir do problema: como os alunos em formação no último ano e os egressos ano estão sendo acompanhados pelo IFPA Campus Belém? A fundamentação teórica ancora-se em estudos acerca do EMI, balizamentos nos relatos dos sujeitos de pesquisa alunos concludentes, egressos, coordenadores de curso e dos gestores de ensino, pesquisa e extensão do campus. A metodologia baseou-se no estudo de caso de natureza qualitativa, através de aplicação de questionários e realização de entrevistas. Nos resultados, algumas contradições sobre as motivações na escolha do curso pelos alunos na altura da verticalização; constatações sobre a prevalência das aulas teóricas frente às práticas no que tange à superação desta dicotomia; convergências dos sujeitos relativas às ações de acompanhamento como ainda insuficientes; necessidade de maior articulação da escola no que diz respeito à relação escola-empresa, na fronteira de ofertas de estágios e perspectivas de postos de trabalho; e evidências significativas de falta de identificação dos discentes em formação com os cursos, o que reflete o baixo vínculo dos egressos nas ações da Instituição. Por fim, destacar que as conclusões deste trabalho têm conexão direta com o produto educacional ora proposto, no sentido de estabelecer diretrizes ao currículo do EMI no IFPA Campus Belém. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Concludentes; Egressos; Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta Didático-pedagógica de Diretrizes ao Currículo do Ensino Médio Integrado Referente ao Acompanhamento de Concludentes e Egressos no IFPA Campus Belém | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons