Proposta Didático-pedagógica de Diretrizes ao Currículo do Ensino Médio Integrado Referente ao Acompanhamento de Concludentes e Egressos no IFPA Campus Belém

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Carlos Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorBentes, Haroldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-29T12:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-29T12:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Proposta Didático-Pedagógica para Egressosica do Tato)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573121-
Resumo: dc.description.abstractA título de conclusão de programa de pós-graduação em nível de mestrado profissional (ProfEPT) no IFPA Campus Belém tem-se como objetivo propor uma proposta didático-pedagógica de diretrizes ao currículo do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFPA Campus Belém, no contexto de pesquisa desenvolvida desde o segundo semestre de 2018, através da abordagem e feedback de concludentes e egressos dos cursos técnico-integrados no âmbito do objeto de estudo, a partir do problema: como os alunos em formação no último ano e os egressos ano estão sendo acompanhados pelo IFPA Campus Belém? A fundamentação teórica ancora-se em estudos acerca do EMI, balizamentos nos relatos dos sujeitos de pesquisa alunos concludentes, egressos, coordenadores de curso e dos gestores de ensino, pesquisa e extensão do campus. A metodologia baseou-se no estudo de caso de natureza qualitativa, através de aplicação de questionários e realização de entrevistas. Nos resultados, algumas contradições sobre as motivações na escolha do curso pelos alunos na altura da verticalização; constatações sobre a prevalência das aulas teóricas frente às práticas no que tange à superação desta dicotomia; convergências dos sujeitos relativas às ações de acompanhamento como ainda insuficientes; necessidade de maior articulação da escola no que diz respeito à relação escola-empresa, na fronteira de ofertas de estágios e perspectivas de postos de trabalho; e evidências significativas de falta de identificação dos discentes em formação com os cursos, o que reflete o baixo vínculo dos egressos nas ações da Instituição. Por fim, destacar que as conclusões deste trabalho têm conexão direta com o produto educacional ora proposto, no sentido de estabelecer diretrizes ao currículo do EMI no IFPA Campus Belém.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConcludentes; Egressos; Ensino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleProposta Didático-pedagógica de Diretrizes ao Currículo do Ensino Médio Integrado Referente ao Acompanhamento de Concludentes e Egressos no IFPA Campus Belémpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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