UMA HISTÓRIA POR FAZER-SE: O sentido da formação profissional nos IFs

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJoão Carlos Cichaczewski, Cloves Alexandre de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-28T23:43:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-28T23:43:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-09-
identificador: dc.identifier.otherEbook Uma História por fazer-sept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573120-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, e as contradições que a possibilitou chegar à forma a qual se encontra na atualidade, expressa nos Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica, produto de uma política pública do Estado brasileiro constituída no apagar das luzes do ano de 2008 cuja genealogia reside nas experiências de lutas da classe trabalhadora brasileira a partir dos anos de 1970, enquanto a essência que as estruturaram, encontra-se na proposta societária que constituiu a crítica à sociedade burguesa do século XIX e que possibilitou condições reflexivas para a elaboração da proposta de educação politécnica enquanto contraponto à formação burguesa unilateral, tendo como perspectiva a formação omnilateral junto em uma nova sociedade. Ao longo do texto que se apresenta, o leitor vai se deparar, no primeiro momento, com a introdução e a apresentação do artigo expandido, cujo significado, é o da dissertação de mestrado. O conteúdo do artigo é essencialmente o dos caminhos teórico-metodológico da pesquisa, os problemas e as mudanças de rumos, o processo de constituição do produto educacional e os impasses durante a aplicação e avaliação análise dos dados. Ao final defendemos a continuidade e expansão dessa experiência educacional com acesso prioritário às classes trabalhadoras. No segundo momento, no apêndice “A”, o leitor tem a sua disposição o conteúdo do produto educacional, o e-book “Uma história por fazer-se: o sentido da formação profissional nos IFs”. Neste trabalho o leitor vai se deparar com a trajetória da educação profissional no Brasil de modo indissociável aos processos políticos que disputaram e determinaram os rumos da nação seja na forma das convergências, seja na da ruptura que deu origem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Para entender tais disputas, encruzilhadas, rupturas e conciliações, se fez necessário mergulhar nas origens e particularidades do Estado brasileiro e identificar a característica mandonista do campo hegemônico da burguesia brasileira, a qual a posiciona mais próxima de concepções constitutivas do antigo regime que à concepções de caráter liberal democrático, concepções essas construídas por meio de uma estratégia de caráter democrático e popular onde o maior dos consensos é o de “enterrar” o velho e a perspectiva de que o novo amplie e melhore as condições de ação da vida que emergiu com o parto da lei 11.892.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais de Ciência e Tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectclasse trabalhadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestadopt_BR
Título: dc.titleUMA HISTÓRIA POR FAZER-SE: O sentido da formação profissional nos IFspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientaçãopt_BR
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