Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | João Carlos Cichaczewski, Cloves Alexandre de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-28T23:43:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-28T23:43:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook Uma História por fazer-se | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573120 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, e as contradições que a possibilitou chegar à forma a qual se encontra na atualidade, expressa nos Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica, produto de uma política pública do Estado brasileiro constituída no apagar das luzes do ano de 2008 cuja genealogia reside nas experiências de lutas da classe trabalhadora brasileira a partir dos anos de 1970, enquanto a essência que as estruturaram, encontra-se na proposta societária que constituiu a crítica à sociedade burguesa do século XIX e que possibilitou condições reflexivas para a elaboração da proposta de educação politécnica enquanto contraponto à formação burguesa unilateral, tendo como perspectiva a formação omnilateral junto em uma nova sociedade. Ao longo do texto que se apresenta, o leitor vai se deparar, no primeiro momento, com a introdução e a apresentação do artigo expandido, cujo significado, é o da dissertação de mestrado. O conteúdo do artigo é essencialmente o dos caminhos teórico-metodológico da pesquisa, os problemas e as mudanças de rumos, o processo de constituição do produto educacional e os impasses durante a aplicação e avaliação análise dos dados. Ao final defendemos a continuidade e expansão dessa experiência educacional com acesso prioritário às classes trabalhadoras. No segundo momento, no apêndice “A”, o leitor tem a sua disposição o conteúdo do produto educacional, o e-book “Uma história por fazer-se: o sentido da formação profissional nos IFs”. Neste trabalho o leitor vai se deparar com a trajetória da educação profissional no Brasil de modo indissociável aos processos políticos que disputaram e determinaram os rumos da nação seja na forma das convergências, seja na da ruptura que deu origem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Para entender tais disputas, encruzilhadas, rupturas e conciliações, se fez necessário mergulhar nas origens e particularidades do Estado brasileiro e identificar a característica mandonista do campo hegemônico da burguesia brasileira, a qual a posiciona mais próxima de concepções constitutivas do antigo regime que à concepções de caráter liberal democrático, concepções essas construídas por meio de uma estratégia de caráter democrático e popular onde o maior dos consensos é o de “enterrar” o velho e a perspectiva de que o novo amplie e melhore as condições de ação da vida que emergiu com o parto da lei 11.892. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | classe trabalhadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estado | pt_BR |
Título: dc.title | UMA HISTÓRIA POR FAZER-SE: O sentido da formação profissional nos IFs | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons