Guia Didático: METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-28T20:04:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-28T20:04:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573119-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e está fundamentada nos conceitos estruturantes das Metodologias Ativas de Aprendizagem, especificamente a Híbrida – ensino presencial e on-line – utilizando-se das propostas de sala de aula invertida e a rotação por estações. Com isso, busca-se analisar as possibilidades dessas técnicas no ensino de História, objetivando construir uma proposta pedagógica para a referida disciplina, gerando o produto educacional intitulado Guia Didático: Metodologia Híbrida no ensino de História. A aplicação do produto educacional teve como lócus oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão no primeiro bimestre de 2020, envolvendo 21 alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, 02 professores da referida disciplina e 01 coordenador pedagógico. De natureza qualitativa, o presente trabalho utiliza o estudo de caso como estratégia metodológica etem como instrumentos de coleta de dados entrevistas, questionários e observação participante (presencial e virtual). Nossos resultados, considerados segundo a análise de conteúdo de Bardin demonstraram que a metodologia híbridafoi bem aceita e trouxe mais autonomia discente, responsabilidade e interação nas aulas. Evidencia-se ainda que a Metodologia Híbrida, vinculada às TDIC e à plataforma Educativa Google for Education–plataforma adotada pela parceria com a instituição – promoveram a colaboração entre os pares, a abertura ao debate, o trabalho em grupo e a otimização do tempo em sala de aula, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25,38 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Híbridapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleGuia Didático: METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons