Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-28T20:04:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-28T20:04:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573119 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e está fundamentada nos conceitos estruturantes das Metodologias Ativas de Aprendizagem, especificamente a Híbrida – ensino presencial e on-line – utilizando-se das propostas de sala de aula invertida e a rotação por estações. Com isso, busca-se analisar as possibilidades dessas técnicas no ensino de História, objetivando construir uma proposta pedagógica para a referida disciplina, gerando o produto educacional intitulado Guia Didático: Metodologia Híbrida no ensino de História. A aplicação do produto educacional teve como lócus oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus São Cristóvão no primeiro bimestre de 2020, envolvendo 21 alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, 02 professores da referida disciplina e 01 coordenador pedagógico. De natureza qualitativa, o presente trabalho utiliza o estudo de caso como estratégia metodológica etem como instrumentos de coleta de dados entrevistas, questionários e observação participante (presencial e virtual). Nossos resultados, considerados segundo a análise de conteúdo de Bardin demonstraram que a metodologia híbridafoi bem aceita e trouxe mais autonomia discente, responsabilidade e interação nas aulas. Evidencia-se ainda que a Metodologia Híbrida, vinculada às TDIC e à plataforma Educativa Google for Education–plataforma adotada pela parceria com a instituição – promoveram a colaboração entre os pares, a abertura ao debate, o trabalho em grupo e a otimização do tempo em sala de aula, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25,38 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Híbrida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático: METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT-IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA DIDÁTICO METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA.pdf | 25,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573119/2/GUIA DIDÁTICO METODOLOGIA HÍBRIDA NO ENSINO DE HISTÓRIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons