ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: A TEMÁTICA INDÍGENA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PONTA PORÃ-MS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFONSECA, GLAUCIA MICHELIN LESCANO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-28T19:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-28T19:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: A TEMÁTICA INDÍGENA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PONTA PORÃ-MSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573117-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, traz uma análise das práticas e representações no que diz respeito ao indígena e como elas vem sendo construídas e apresentadas em duas escolas públicas estaduais no município de Ponta Porã, MS. Como parte relevante desse estudo seguimos a linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, e assim identificamos e analisamos os saberes construídos e mobilizados por essas escolas em torno da temática em questão. Usamos como aporte teórico bibliografias que apresentam o indígena na historiografia brasileira em fins do século XIX e início do século XX, assim como pesquisas que abordam a temática indígena a partir da década de 1970, valendo-se também dos referenciais teóricos da História Cultural. Buscamos analisar imagens presentes nos livro didáticos utilizados em sala de aula da Coleção Projeto Araribá: História (2014) do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental-Anos Finais. Faz parte desse estudo analisar como a Lei 11.645/2008 é inserida dentro desse espaço escolar. A abordagem de pesquisa utilizada foi uma investigação de caráter qualitativo e a produção de informações se deu por meio da aplicação de questionário semiestruturado a professores/as de História e Pedagogia, ainda como parte de produção de informações analisamos os desenhos produzidos por alunos/as. Dentre as técnicas de pesquisa optamos também pela observação participante que visa à interação entre o pesquisador e as situações investigadas. O trabalho de pesquisa proposto pode contribuir para reflexões acerca da realidade escolar em Ponta Porã, oferecendo importantes informações sobre questões relevantes de como são vistos os povos indígenas nos livros didáticos e na cotidianidade, de modo a combater os preconceitos e os estereótipos presentes na sociedade de Ponta Porã, MS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,06MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemática Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e Práticas no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçõespt_BR
Título: dc.titleENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: A TEMÁTICA INDÍGENA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PONTA PORÃ-MSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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