Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Mayara Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T20:13:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T20:13:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mayara Alves Leite - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem histórica dos estudantes a partir da utilização da História local. Apresentamos algumas reflexões em relação a prescrição do ensino da história local nos currículos educacionais nos níveis nacional, estadual e municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada é a história oral. Esse método de pesquisa foi escolhido com intenção de compreender e refletir sobre as narrativas existentes em torno de seu surgimento. Tivemos como hipótese que o ensino da história local pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico dos discentes, pois ao refletir articulando presente, passado e futuro, eles conseguirão pensar sua importância enquanto sujeito histórico, compreendendo-se com parte substancial para a construção social de sua comunidade e o fortalecimento de sua identidade local, e se percebendo enquanto agente transformador de seu grupo. Para responder à hipótese sugerida foram organizadas etapas com intervenções distintas: questionários com perguntas abertas relacionadas ao ensino de História e história local, análise de poemas sobre o município, texto sobre história local, oficina com técnicas de entrevista e entrevistas com duas pessoas que residem em Parauapebas desde período anterior à emancipação até os dias atuais. Como produto didático pedagógico elaboramos uma proposta de planejamento flexível, com orientações sobre as metodologias utilizadas em nossa pesquisa que se mostraram eficazes, para serem aplicadas pelos docentes de acordo com sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2209 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parauapebas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem histórica e história local: uma experiência com alunos do 8º ano sobre o Ensino da História de Parauapebas-PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Hsitória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mayara Alves Leite - Dissertação.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2020 | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573043/2/Mayara Alves Leite - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons