TRAVESSIA PELA LITERATURA DEAUTORIA INDÍGENA:UMA FORMA DE RECEPÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCANIZARES,  KATHIA ALEXANDRA LARA-
Autor(es): dc.contributor.authorMANZONI, ROSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T18:07:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T18:07:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-09-
identificador: dc.identifier.otherTRAVESSIA PELA LITERATURA DEAUTORIA INDÍGENA:UMA FORMA DE RECEPÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573026-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de uma Unidade Didática de ensino (UD) que visa à promoção do desenvolvimento da capacidade de ação comunicativa, organizada segundo o Método Recepcional de leitura (MRL), com atividades que instiguem a leitura crítica e mobilização de operações de representações do conteúdo temático, neste caso, reconhecimento da literatura de autoria indígena. Dessa forma, com este material, pretende-se preencher uma das carências percebida durante a produção escrita de textos, além de possibilitar a inclusão cultural e superação do silenciamento e invisibilidade da cultura indígena no sistema educativo a partir da leitura de textos literários de autoria indígena e não indígena. O material está constituído por uma coletânea de diferentes gêneros textuais, textos literários e não literários, sob a temática de literatura de autoria indígena, que acompanhem o processo de construção de argumentos, para serem utilizados na produção de textos da ordem do argumentar. Assim, o material pode ser utilizado como instrumento paradidático, no qual é proposto um conjunto de atividades que visam ao desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção de textos. A unidade abrange textos literários estruturados gradativamente, desde os mais fáceis até os mais complexos, e nela, a coletânea de gêneros textuais apresenta tarefas com questionamento analítico; assim como propostas de atividades de interligação entre textos, desenvolvendo, assim, a capacidade de estabelecer dialogismo intertextual. Ainda, esse material pode ser utilizado para compor sequências didáticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,3 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática do ensino de línguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDissertação argumentativa de vestibularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo recepcionalpt_BR
Título: dc.titleTRAVESSIA PELA LITERATURA DEAUTORIA INDÍGENA:UMA FORMA DE RECEPÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons