Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CANIZARES, KATHIA ALEXANDRA LARA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MANZONI, ROSA MARIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T18:07:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T18:07:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | TRAVESSIA PELA LITERATURA DEAUTORIA INDÍGENA:UMA FORMA DE RECEPÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573026 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma Unidade Didática de ensino (UD) que visa à promoção do desenvolvimento da capacidade de ação comunicativa, organizada segundo o Método Recepcional de leitura (MRL), com atividades que instiguem a leitura crítica e mobilização de operações de representações do conteúdo temático, neste caso, reconhecimento da literatura de autoria indígena. Dessa forma, com este material, pretende-se preencher uma das carências percebida durante a produção escrita de textos, além de possibilitar a inclusão cultural e superação do silenciamento e invisibilidade da cultura indígena no sistema educativo a partir da leitura de textos literários de autoria indígena e não indígena. O material está constituído por uma coletânea de diferentes gêneros textuais, textos literários e não literários, sob a temática de literatura de autoria indígena, que acompanhem o processo de construção de argumentos, para serem utilizados na produção de textos da ordem do argumentar. Assim, o material pode ser utilizado como instrumento paradidático, no qual é proposto um conjunto de atividades que visam ao desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção de textos. A unidade abrange textos literários estruturados gradativamente, desde os mais fáceis até os mais complexos, e nela, a coletânea de gêneros textuais apresenta tarefas com questionamento analítico; assim como propostas de atividades de interligação entre textos, desenvolvendo, assim, a capacidade de estabelecer dialogismo intertextual. Ainda, esse material pode ser utilizado para compor sequências didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,3 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática do ensino de língua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertação argumentativa de vestibular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Método recepcional | pt_BR |
Título: dc.title | TRAVESSIA PELA LITERATURA DEAUTORIA INDÍGENA:UMA FORMA DE RECEPÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
travessia_pela_literatura_de_autoria_indigena_uma_forma_de_recepcao_livro.pdf | Sequência Didática | 1.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573026/2/travessia_pela_literatura_de_autoria_indigena_uma_forma_de_recepcao_livro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons