Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo Neto, Newton de Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Antônio Carlos Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T18:26:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T18:26:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/S4QU4iKJv10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Prontuário Eletrônico como Recurso Pedagógico | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573017 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O avanço tecnológico vem submetendo as instituições de ensino e professores a buscarem formas inovadoras em suas práticas metodológicas como meio de tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, distanciando-se do modelo tradicional, possibilitando assim uma maior aproximação da realidade digital vivenciada pelos discentes (SANTOS; LIMA; SILVA, 2020). Nos cursos da área de saúde um importante recurso pedagógico que pode ser adotado pelos docentes para incrementar a aprendizagem é o PE. Essa ferramenta já faz parte do cenário de prática dos discentes e as suas informações podem ser utilizadas para o ensino e a pesquisa, além de possibilitar o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas: habilidades de comunicação usando sistemas de registro eletrônico; acesso e análise das informações e desenvolvimento do raciocínio científico (PONTEFRACT; WILSON, 2019). Os achados apresentados na pesquisa, remetem que os docentes não utilizam essa ferramenta em seus planos de ensino por falta de conhecimento quanto ao uso e as potencialidades que o PE dispõe na construção do conhecimento. Assim, na tentativa de elucidar a importância desse instrumento e como incentivo para inserir o PE na prática pedagógica, foi criado como produto de intervenção um vídeo ilustrativo. A estratégia de utilizar vídeo ilustrativo se deu pela capacidade atrativa do recurso audiovisual, que permiti uma ligação entre o mundo sensorial visual e o auditivo. O vídeo é um texto sincrético, produto da fusão de imagens, sons, textos escrito e falado, e a encenação, pretendendo facilitar o entendimento dos valores propagados nos comportamentos e no modo de ver o mundo dos espectadores (PIROLO, 2013). Referências: PIROLO, Ester Anholeto. Vídeo publicitário: a persuasão no diálogo entre linguagens. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 13, n. 1, 2013. PONTEFRACT, South kirkby; WILSON, kurt. Using electronic patient records: defining learning outcomes for undergraduate education. Bmc Medical Education, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-8, 22 jan. 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12909-019-.... SANTOS, José Arthur da Silva; LIMA, Wagner Soares de; SILVA, Monique Gabriella Angelo da. O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais. Diversitas Journal, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 1223-1233, 9 abr. 2020. Galoa Events Proceedings. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas... | - |
Tamanho: dc.format.extent | 03:04 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prontuário eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia de informação | - |
Título: dc.title | Prontuário Eletrônico Como Recurso Pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons