Prontuário Eletrônico Como Recurso Pedagógico

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Autor(es): dc.contributorFaculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo Neto, Newton de Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Antônio Carlos Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T18:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T18:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/S4QU4iKJv10-
identificador: dc.identifier.otherProntuário Eletrônico como Recurso Pedagógico-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573017-
Resumo: dc.description.abstractO avanço tecnológico vem submetendo as instituições de ensino e professores a buscarem formas inovadoras em suas práticas metodológicas como meio de tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, distanciando-se do modelo tradicional, possibilitando assim uma maior aproximação da realidade digital vivenciada pelos discentes (SANTOS; LIMA; SILVA, 2020). Nos cursos da área de saúde um importante recurso pedagógico que pode ser adotado pelos docentes para incrementar a aprendizagem é o PE. Essa ferramenta já faz parte do cenário de prática dos discentes e as suas informações podem ser utilizadas para o ensino e a pesquisa, além de possibilitar o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas: habilidades de comunicação usando sistemas de registro eletrônico; acesso e análise das informações e desenvolvimento do raciocínio científico (PONTEFRACT; WILSON, 2019). Os achados apresentados na pesquisa, remetem que os docentes não utilizam essa ferramenta em seus planos de ensino por falta de conhecimento quanto ao uso e as potencialidades que o PE dispõe na construção do conhecimento. Assim, na tentativa de elucidar a importância desse instrumento e como incentivo para inserir o PE na prática pedagógica, foi criado como produto de intervenção um vídeo ilustrativo. A estratégia de utilizar vídeo ilustrativo se deu pela capacidade atrativa do recurso audiovisual, que permiti uma ligação entre o mundo sensorial visual e o auditivo. O vídeo é um texto sincrético, produto da fusão de imagens, sons, textos escrito e falado, e a encenação, pretendendo facilitar o entendimento dos valores propagados nos comportamentos e no modo de ver o mundo dos espectadores (PIROLO, 2013). Referências: PIROLO, Ester Anholeto. Vídeo publicitário: a persuasão no diálogo entre linguagens. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 13, n. 1, 2013. PONTEFRACT, South kirkby; WILSON, kurt. Using electronic patient records: defining learning outcomes for undergraduate education. Bmc Medical Education, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-8, 22 jan. 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12909-019-.... SANTOS, José Arthur da Silva; LIMA, Wagner Soares de; SILVA, Monique Gabriella Angelo da. O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais. Diversitas Journal, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 1223-1233, 9 abr. 2020. Galoa Events Proceedings. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas...-
Tamanho: dc.format.extent03:04-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProntuário eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia de informação-
Título: dc.titleProntuário Eletrônico Como Recurso Pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde-
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