Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Bárbara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T15:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T15:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://barbarasc.wixsite.com/mat-tablets/contact | - |
identificador: dc.identifier.other | Portfólio eletrônico: A geometria dos tablets | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573010 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na formação inicial de professores a elaboração de uma demonstração matemática poder se tornar um processo árduo para os graduandos. Muitas vezes um único modelo de prova é apresentado ao futuro professor e, inclusive, pautado em observações de imagens estáticas, no papel ou lousa. O processo de construção e entendimento da demonstração às vezes fica em um segundo plano. Nesta pesquisa analisamos processos de elaboração de provas em atividades sobre quadriláteros. A intervenção ocorreu em uma Disciplina da Licenciatura em Matemática da UFRRJ, no segundo semestre de 2015, e usou recursos variados, dentre eles, dispositivos móveis. Os três softwares (Sketchometry, FreeGeo e GeoGebra) foram trabalhados em smartphones e tablets. Como forma de coleta de dados foram utilizados registro da pesquisadora, fotos, vídeos, registros dos graduandos (respostas). A investigação sublinha que processos de elaboração de provas devem potencializar diferentes argumentos e justificativas matemáticas. Eles devem ser vistos como formas conjuntivas de registro (diagramas e outros registros escritos, telas com construções em software, fala e outras expressões gestuais). Estas formas compõem o raciocínio do sujeito no seu processo de análise e de convencimento sobre conjecturas e propriedades geométricas. Como contribuições destacamos a construção dinâmica em telas, a mobilidade, o compartilhamento em rede e prática dialógica como características de uma prática que potencializam o processo argumentativo e de organização de uma prova. O movimento entres os domínios de manipulação em tela (construtivo e relacional) tem se mostrado favorável no processo de refinamento do raciocínio e de elaboração de uma prova. Finalmente, a dinâmica das aulas, o papel do professor e o desenho das atividades mostraram-se importantes na exploração de conceitos geométricos e nas interações entre dispositivos e sujeitos, pois, a partir da proposta provocativa da tarefa que o graduando é levado a explorar, questionar e verificar suas conjecturas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | portal online | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | página da web | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em matemática. Elaboração de provas. Touchscreen. Sketchometry. FreeGeo. GeoGebra. | pt_BR |
Título: dc.title | Justificativas e argumentações no aprendizado de quadriláteros: uma intervenção com papel, lápis e dispositivos móveis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEduCIMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons