A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Sudeste de MG-
Autor(es): dc.contributor.authorFurtado, Eniete de Oliveira Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Alex Fernandes da Veiga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T11:41:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T11:41:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCartilha EPT-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572985-
Resumo: dc.description.abstractEsta cartilha se constitui num produto educacional do Programa de Mestrado Profisssional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Sua elaboração teve como base uma entrevista semiestruturada feita com os técnico-administrativos em educação (TAEs) do campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. A LD Btraz no seu primeiro artigo : A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (BRASIL, 1996). Quando falamos de uma educação ampla para formar cidadãos conscientes e não somente profissionais para o mercado de trabalho, os TAEs têm um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e na formação do aluno. No entanto, os conceitos e informações contidos neste produto, sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são importantes e necessárias não somente para os TAEs, como também para os docentes e para todos que exercem algum tipo de atividade nessas instituições de ensino tão inovadoras, os IFs. Muitos de nós, viemos de empresas privadas ou públicas, escolas diversas, ou ainda para a primeira experiência de trabalho. Chegamos nos IFs sem conhecer sua proposta e objetivos e muitas vezes passamos anos trabalhando sem ter esse conhecimento. As políticas públicas, ora tentam melhorar essas propostas, ora tentam desmantelá-las. Só conhecendo podemos avaliar e trabalhar no sentindo de defender essas instituições, consolidar o ensino médio integrado e exercer nossas atividades de maneira consciente e colabortiva com os obejtivos dos IFs. Somos os IFs. Precisamos conhecer sua história, atuar no seu presente e construir o seu futuro!-
Tamanho: dc.format.extent3778kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectINSTITUTOS FEDERAIS-
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineprática de Pesquisa Orientada-
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