Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, NILVA APARECIDA GONÇALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, VITOR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T02:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T02:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRA FICAR MAIS CLARO, EU ESCURECI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572984 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo da sequência didática proposta no objeto de aprendizagem foi o de tratar o tema referente ao processo de abolição da escravatura no Brasil na perspectiva da atuação negra em prol de sua emancipação e resistência ao sistema opressor. Pretende-se evidenciar a atuação desse grupo cultural que até os dias de hoje produz formas de resistências e denúncias contra processos excludentes e discriminatórios, que impedem que abolição tão sonhada se efetive. Por esta perspectiva, planejou-se uma proposta didática que realiza um diálogo entre os conteúdos históricos e as letras musical Rap: como crônicas que possibilitam o trabalho pedagógico significativo no encaminhamento das relações entre passado e presente e entre as permanências e rupturas presentes na dinâmica do processo histórico. A utilização do Rap como apoio didático não se faz relevante apenas do ponto de vista pragmático, utilitarista, mas, do ponto de vista sociológico e antropológico:mais do que expressão musical é movimento social. Ao ser arte milita-se também por causas sociais de uma parcela da população com identidade étnico-racial definida e estabelecida na hierarquia social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,2 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rap e ensino | pt_BR |
Título: dc.title | PRA FICAR MAIS CLARO, EU ESCURECI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História, Sociologia e Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
escureci_suplemento-didatico-2.pdf | Suplemento Didático | 14.21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572984/2/escureci_suplemento-didatico-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons