Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, EDVALDO ALVES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, MARISA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T00:54:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T00:54:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO A PARTIR DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DE MEDIÇÃO DO TEMPO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572973 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Caderno Didático traz contribuições para o ensino da medição do tempo. Tal produção destina-se, em especial, a professores de matemática que buscam fazer uma interface entre história e ensino de matemática. Cabe ressaltar, que esta produção, por ter sido desenvolvida sob o viés interdisciplinar, poderá ser utilizada por professores das demais áreas do conhecimento, como, por exemplo, história e ciências. Esta fundamentado na psicologia histórico-cultural e na atividade orientadora de ensino, mostra-se como um suporte para que o professor organize o ensino de forma que os estudantes se apropriem do conhecimento. A proposta de Atividade Orientadora de Ensino tem por base o movimento lógico-histórico1 (desde a pré-história até os dias atuais) sobre medição de tempo com enfoque nos instrumentos inventados pelo ser humano como suprimento de suas necessidades. As contribuições aqui descritas partiram da atividade orientadora de ensino realizada com estudantes do 6º ano do ensino fundamental II. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de medida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medição do tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO A PARTIR DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DE MEDIÇÃO DO TEMPO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_edvaldo-alves-de-moraes.pdf | Caderno Didático | 3.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572973/2/produto_edvaldo-alves-de-moraes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons