QUILOMBOS E QUILOMBAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARADIDÁTICA DE CLÓVIS MOURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMalanga, Suzane Jardim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T00:20:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T00:20:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherQuilombos e quilombagem no ensino de história: estudo sobre a contribuição paradidática de Clóvis Moura.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572970-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é discutir algumas possibilidades de inserção das temáticas relativas aos quilombos, como principal forma de resistência à escravidão, no ensino de história. Partimos das contribuições de Clóvis Moura presentes em sua obra de referência, o livro Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas, e em duas obras paradidáticas do autor publicadas entre os anos de 1987 e 1993: os livros Quilombos – resistência ao escravismo e História do negro brasileiro. Estes últimos foram publicados em um contexto no qual o movimento negro vem à público reivindicar nova leitura sobre o passado escravista brasileiro ao mesmo tempo em que o mercado de livros paradidáticos atinge seu ápice. Deste modo, o intuito da pesquisa é analisar as ações do movimento negro no contexto das décadas de 1970 e 1980, à luz das contribuições de Nilma Lino Gomes, e seus impactos no campo editorial, historiográfico e do ensino de história. Para a análise das fontes, recorremos às contribuições de Norman Fairclough e da Análise Crítica do Discurso de modo a compreender de que maneira o discurso presente em Rebeliões da Senzala ecoa nos livros paradidáticos. Por fim, as discussões levantadas ao longo dos primeiro e segundo capítulos são articuladas ao ensino de história, levantando algumas possibilidades de trabalho para o ensino da história dos quilombos na ótica da valorização da história da população afro-brasileira e do combate ao racismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent999 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuilombopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuilombagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClóvis Mourapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento negropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleQUILOMBOS E QUILOMBAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARADIDÁTICA DE CLÓVIS MOURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons