PELOS CAMINHOS DE OBLIVION: REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Rafaela Molina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T23:57:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T23:57:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de história.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572969-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent970 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura caipirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titlePELOS CAMINHOS DE OBLIVION: REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA E O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons