
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Rafaela Molina de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T23:57:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T23:57:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de história. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572969 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 970 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura caipira | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Título: dc.title | PELOS CAMINHOS DE OBLIVION: REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DA CULTURA CAIPIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Rafaela Molina de Paiva_Turma 2016.pdf | 969,55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572969/2/Rafaela Molina de Paiva_Turma 2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons