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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Liz Araújo Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T23:04:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T23:04:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas da leitura e usos do livro didático de história na cultura da EMEF Jardim Guarani | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572967 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado da investigação das práticas da leitura dos Livros Didáticos de história na escola da prefeitura de São Paulo na qual atuo, Emef Jardim Guarani – Prof.º José Alfredo Apolinário. Tal investigação tinha como objetivo observar que tipos de apropriações e usos os alunos dessa escola fazem do livro didático. Essa pesquisa partiu de alguns pressupostos: 1. A Forma Escolar que pressupõe, entre outros aspectos, princípios da cultura escriturária, isto é, capacitação para leitura e escrita. 2. A Cultura Escolar, mesmo com as ressalvas da especificidade de cada espaço escolar, consolidou o Livro Didático como principal material didático da escola. Essa consolidação não é um movimento unilateral, está articulada com as prescrições estatais que regularizam e garantem os livros às escolas. 3. A disciplina de história e seu exercício próprio de desnaturalizar estruturas, projetos, organizações sociais etc. provoca, de maneira difusa, uma disputa de discursos cujo campo de batalha muitas vezes é o livro didático. 4. A produção do livro didático propõe ao aluno um ritmo de leitura específico e oferece determinada cronologia que está associada ao currículo. Sobre esses protocolos de leitura do livro didático incide a mediação dos professores que usam o livro como suporte de textos e imagens para aulas. A relação dos alunos com essas duas mediações é mais autônoma do que geralmente pressupõem os vários setores da sociedade que querem discutir o livro didático. As fontes analisadas foram construídas a partir de relatórios de observação das práticas de alunos e professores quanto a leitura e uso do livro didático, aplicação de questionários aos alunos, entrevistas com professora de história e com alunos. Apesar do uso de entrevistas não se trata de um trabalho de história oral pois a metodologia empregada não se apropriou desse caminho investigativo. As entrevistas e questionários foram utilizadas como contraponto aos questionamentos e problemáticas que surgiram durante a observação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4485 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Título: dc.title | Práticas da leitura e usos do livro didático de história na cultura da EMEF Jardim Guarani | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Liz A. Martins Garcia_Turma 2016.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572967/2/Liz A. Martins Garcia_Turma 2016.pdfDownload |
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