Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Jonas Tadeu Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T22:39:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T22:39:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | A hipótese-cinema: escola, produção audiovisual e ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades geradas através da relação cinema, escola e ensino de história, por meio de uma perspectiva em que os estudantes possam ser protagonistas da produção do conhecimento. Nesse sentido, traz a proposta de uma prática pedagógica que desenvolva a educação do olhar com os alunos, que passam a ver o filme como documento histórico, produto cultural, e como criação artística, garantindo também a ampliação do repertório cultural das turmas envolvidas. Tal análise constata que esse processo é entendido a partir do próprio desenvolvimento da disciplina escolar história, dentro das culturas escolares, (JÚLIA, 2001 e VIÑAO, 2007). Tomando a concepção de cinema como alteridade (BERGALA 2008, FRESQUET 2013, MIGLORIN 2015) adotou-se como ponto de partida as experiências de realização de produção audiovisual no ambiente escolar, a partir das dificuldades, tensões e estranhamentos que esse processo gerou dentro da escola municipal Profª Virginia Loriza Zeitounian Camargo. Dentro desse universo escolar, buscou-se instrumentos para mapear as formas de organização e partilha do sensível (RANCIERE, 2005) que possibilitassem encontrar potências, fissuras na estrutura de organização do espaço comum e assim permitissem trabalhar com o cinema na chave da alteridade. Foi proposta a realização de dispositivos de criação e captura de imagem que contribuíssem para o desenvolvimento de conceitos próprios ao ensino de história, tempo e narrativa, além de provocar uma nova organização do sensível. Assim, espera-se contribuir para a reflexão sobre os desafios e as potencialidades da produção audiovisual escolar no ensino de história a partir das culturas escolares específicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1722 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produção audiovisual escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | A hipótese-cinema: escola, produção audiovisual e ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jonas Tadeu A Pinto_ Turma 2016.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572966/2/Jonas Tadeu A Pinto_ Turma 2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons