A questão das identidades no ensino de história: análise das propostas curriculares nacionais e da rede municipal de ensino de São Paulo (1996-2016)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, David Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T22:02:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T22:02:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherA questão das identidades no ensino de história: análise das propostas curriculares nacionais e da rede municipal de ensino de São Paulo (1996-2016)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572964-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investigou a questão das identidades nas propostas curriculares de história do ensino fundamental, tendo como marco temporal inicial os anos 1990, quando entrou em vigor a nova legislação educacional brasileira e, a partir desse momento, iniciou-se o processo de reformas curriculares ainda em curso. A temática das identidades está presente no ensino de história, desde a gênese da disciplina escolar no século XIX. As discussões em torno às identidades procuram caracterizar os agentes da história, assim como a sua atuação na formação social brasileira. Identidades políticas, raciais e de gênero passaram a ser explicitadas nas análises historiográficas, influenciadas pelas lutas sociais por reconhecimento e de resistência. No ensino de história, em particular, a questão da identidade nacional sempre esteve presente. A pesquisa foi orientada pelos conceitos de identidade e de formas de identidade do sociólogo Manuel Castells. Analisaram-se as formas de identidade expressas nos documentos curriculares nacionais e da rede municipal de ensino. Também foram objeto de análise os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teófilo Benedito Ottoni, que apresentaram formas de identidade condizentes às formas propostas pela análise de Castells, como identidades de resistência e identidades de projeto. Por fim, de acordo com os objetivos do Programa (ProfHistória), apresenta-se uma proposta de ensino, como contribuição ao desenvolvimento da temática para o ensino de história no ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23927 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleA questão das identidades no ensino de história: análise das propostas curriculares nacionais e da rede municipal de ensino de São Paulo (1996-2016)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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