O ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE ÁREA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO 

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, CYBELLE CRISTINA FERREIRA DO-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, MARISA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T00:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T00:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-26-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE ÁREA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572961-
Resumo: dc.description.abstractCom o intuito de desencadear uma reflexão acerca do ensino do conceito matemático de área no Eixo de Grandezas e Medidas esta proposta de atividade de ensino mostra uma metodologia diferenciada para promover a aprendizagem dos estudantes tendo como ponto de partida a gênese do conceito garantido pelo movimento lógico-histórico deste conhecimento. Nesta perspectiva, a Atividade Orientadora de Ensino apresenta-se como um instrumento do professor para que ele possa desenvolver situações desencadeadoras de aprendizagem que promovam o desenvolvimento psíquico dos estudantes de forma desafiadora e os permita criar estratégias de resolução frente ao problema proposto. A proposta desta organização de ensino é envolver os estudantes, no decorrer da atividade de estudo, em situações de aprendizagem que estejam submersas nestes contextos de tal modo que possam apreender o conhecimento incorporando as necessidades humanas que possibilitaram o significado social ou as significações que abarcam o conceito matemático de área. Esta atividade pedagógica organiza o ensino do conceito matemático de área abarcando uma história virtual, com o intuito de provocar nos estudantes os motivos eficazes para a aprendizagem na atividade de estudo e promover a formação do conceito de área coerente ao seu significado social outro recurso metodológico utilizado foi um jogo com o propósito intencionalidade pedagógica com o propósito de sistematizar o conhecimento internalizado no decorrer das situações desencadeadoras de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,9 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConceito de áreapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLógico-históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade orientadora de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSignificaçãopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE ÁREA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
caderno-didatico.pdfCaderno Didático16.47 MBAdobe PDF/bitstream/capes/572961/2/caderno-didatico.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons