Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMARAL, CYBELLE CRISTINA FERREIRA DO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, MARISA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T00:48:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T00:48:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE ÁREA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o intuito de desencadear uma reflexão acerca do ensino do conceito matemático de área no Eixo de Grandezas e Medidas esta proposta de atividade de ensino mostra uma metodologia diferenciada para promover a aprendizagem dos estudantes tendo como ponto de partida a gênese do conceito garantido pelo movimento lógico-histórico deste conhecimento. Nesta perspectiva, a Atividade Orientadora de Ensino apresenta-se como um instrumento do professor para que ele possa desenvolver situações desencadeadoras de aprendizagem que promovam o desenvolvimento psíquico dos estudantes de forma desafiadora e os permita criar estratégias de resolução frente ao problema proposto. A proposta desta organização de ensino é envolver os estudantes, no decorrer da atividade de estudo, em situações de aprendizagem que estejam submersas nestes contextos de tal modo que possam apreender o conhecimento incorporando as necessidades humanas que possibilitaram o significado social ou as significações que abarcam o conceito matemático de área. Esta atividade pedagógica organiza o ensino do conceito matemático de área abarcando uma história virtual, com o intuito de provocar nos estudantes os motivos eficazes para a aprendizagem na atividade de estudo e promover a formação do conceito de área coerente ao seu significado social outro recurso metodológico utilizado foi um jogo com o propósito intencionalidade pedagógica com o propósito de sistematizar o conhecimento internalizado no decorrer das situações desencadeadoras de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,9 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de área | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógico-histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórico-cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade orientadora de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Significação | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE ÁREA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
caderno-didatico.pdf | Caderno Didático | 16.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572961/2/caderno-didatico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons