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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa Júnior, Rui Leon Aenlhe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-23T00:12:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-23T00:12:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | A História da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da entrevista de três professoras e dois professores de História da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, este trabalho busca compreender de que maneira o ensino de História da África e dos afrodescendentes vem sendo ensinado, à medida que, desde 2003, temos uma Lei (10.639/2003) que passa a obrigar o ensino da temática em questão. Neste sentido, apoiamonos teoricamente nas elaborações de Maurice Tardif, no que diz respeito ao conceito de saber docente, e nas elaborações de Ivor Goodson (1995 e 1992), a respeito da importância da trajetória de vida do professor. Ainda, valemo-nos das discussões a respeito do ciclo de vida profissional do professor apresentado por Huberman (2000). Privilegiaram-se os professores que já trabalharam ou trabalham com a temática proposta na Lei, bem como fica este trabalho imbuído de considerar a trajetória de vida dos professores e o momento de suas carreiras. Em vista da importância em investigar como o professor ministra suas aulas, buscamos professores e professoras em pontos distintos de sua carreira. Tentou-se, também, compreender o que os levou a escolherem ser professores de História, no sentido de compreender suas motivações, inspirações e até mesmo frustrações, para analisar como podemos articular história de vida, saberes docentes e saberes experienciais. Assim sendo, procuramos, também, entrevistar professores que haviam se formado antes ou depois da Lei, acrescentando professores formados em universidades públicas e privadas, no sentido de pensar como sua formação inicial influenciou ou influencia no trabalho. Por fim, valemo-nos das metodologias da História oral para nos permitir olhar além da primeira camada do relato dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1406 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saber docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | A História da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Rui Leon Aenlhe Correa Junior_Turma 2016.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572960/2/Rui Leon Aenlhe Correa Junior_Turma 2016.pdfDownload |
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