A História da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentes

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa Júnior, Rui Leon Aenlhe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-23T00:12:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-23T00:12:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherA História da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572960-
Resumo: dc.description.abstractA partir da entrevista de três professoras e dois professores de História da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, este trabalho busca compreender de que maneira o ensino de História da África e dos afrodescendentes vem sendo ensinado, à medida que, desde 2003, temos uma Lei (10.639/2003) que passa a obrigar o ensino da temática em questão. Neste sentido, apoiamonos teoricamente nas elaborações de Maurice Tardif, no que diz respeito ao conceito de saber docente, e nas elaborações de Ivor Goodson (1995 e 1992), a respeito da importância da trajetória de vida do professor. Ainda, valemo-nos das discussões a respeito do ciclo de vida profissional do professor apresentado por Huberman (2000). Privilegiaram-se os professores que já trabalharam ou trabalham com a temática proposta na Lei, bem como fica este trabalho imbuído de considerar a trajetória de vida dos professores e o momento de suas carreiras. Em vista da importância em investigar como o professor ministra suas aulas, buscamos professores e professoras em pontos distintos de sua carreira. Tentou-se, também, compreender o que os levou a escolherem ser professores de História, no sentido de compreender suas motivações, inspirações e até mesmo frustrações, para analisar como podemos articular história de vida, saberes docentes e saberes experienciais. Assim sendo, procuramos, também, entrevistar professores que haviam se formado antes ou depois da Lei, acrescentando professores formados em universidades públicas e privadas, no sentido de pensar como sua formação inicial influenciou ou influencia no trabalho. Por fim, valemo-nos das metodologias da História oral para nos permitir olhar além da primeira camada do relato dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1406 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaber docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleA História da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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