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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Patricia Angelica de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T23:38:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T23:38:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Representações docentes sobre alunos indígenas e as implicações da lei 11.645/2008 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir das entrevistas de três professoras e três professores de História de duas escolas municipais do entorno da TI Jaraguá/SP realizadas no primeiro semestre de 2018, este trabalho busca compreender de que maneira as representações que estes docentes têm das populações indígenas como um todo impactam suas práticas pedagógicas, tanto em termos de abordagens da História Indígena quanto em termos de integração das diversas identidades dos alunos no cotidiano da sala de aula à medida que, desde 2008, temos uma Lei (11.645/2008) que torna o ensino da História Indígena obrigatório e também dada a peculiaridade de haver alunos indígenas que estão matriculados nas escolas onde os entrevistados lecionam. Neste sentido, apoiamo-nos teoricamente nas elaborações de Henri Lefebvre no que diz respeito a Teoria das Representações, no conceito de cultura escolar de Dominique Julia (2001), nas ideias de Eliana Monteiro (2011) sobre o uso do estudo de caráter etnográfico como forma de aproximação das culturas escolares e das metodologias de trabalho com fontes orais discutidas por Michael Pollak (1992) e Alessandro Portelli (1997) para olhar além da primeira camada dos relatos dos professores. Baseados nas entrevistas e no breve estudo de caráter etnográfico, pudemos discutir questões como a apropriação pelos docentes entrevistados dos debates em torno do movimento de construção curricular da SME/SP (ocorrido entre os anos de 2013-2016), o impacto da Lei 11.645/2008 sobre as abordagens docentes em relação a História Indígena e visibilidade ou invisibilidade das identidades indígenas no cotidiano escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3868 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/2008 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | Representações docentes sobre alunos indígenas e as implicações da lei 11.645/2008 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Patrícia A Oliveira Farias_Turma 2016.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572959/2/Patrícia A Oliveira Farias_Turma 2016.pdfDownload |
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