Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrini, Juliana Esperança | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T22:51:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T22:51:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O encontro entre ensino de história e patrimônio cultural: uma proposta a partir da Educação de Jovens e Adultos (Santo André-SP) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi pensado especialmente para a discussão da historicidade e produção de memória sobre o território que hoje compõe o município de Santo André, juntamente com os alunos da EJA, que em sua maioria são de origem migrante. Por meio das memórias convencionais produzidas sobre o município e as relações de poder que se cristalizam nos processos de patrimonialização nas esferas municipal, estadual e federal, é possível refletir também sobre os vestígios do passado e como ele nos atravessa no presente, dentro do Ensino de História. Para tal, escolhemos como vetor de estudo e discussão a Vila de Paranapiacaba. Tombada nas três esferas e candidata a patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, ela fornece elementos que tangenciam as problemáticas levantadas ao longo da pesquisa: a passagem do tempo, a formação do território, as migrações, o trabalho, o patrimônio e sua preservação. Ao final, sugerimos uma sequência de atividades formulada a partir da docência junto aos alunos da EMEIEF Cândido Portinari, mas que pode ser apropriada e utilizada por outros profissionais interessados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4033 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vila de Paranapiacaba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | O encontro entre ensino de história e patrimônio cultural: uma proposta a partir da Educação de Jovens e Adultos (Santo André-SP) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Juliana Ferrini_Turma 2016.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572957/2/Juliana Ferrini_Turma 2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons