Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Roberta Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T19:53:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T19:53:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência de Ensino no Campo das Estruturas Aditivas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572955 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional aqui apresentado foi elaborado e desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR) como material pedagógico para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem nas estruturas aditivas nos anos iniciais do ensino fundamental. Está fundamentado na visão de Vergnaud (1993) que orienta que o conhecimento se divide em campos e sua abordagem deve seguir rigorosamente o princípio indutivo sem desconsiderar a sua complexidade e, sem pular etapas ou componentes estruturais e na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval (2003), que compreende que cada conceito em sua complexidade apresenta um conjunto de variações que permite por sua vez variações de apresentações, que podem ser registradas de várias formas pelo professor. Acredita-se que essa Sequência de Ensino consista em um material relevante para os estudantes das series iniciais onde se estabelecem e se perpetuam muitas das dificuldades dos estudantes de matemática e não se restringe em sua utilização, sendo possível seguir os estudantes de diversos níveis e modalidades com o objetivo de suprir a falta de aprendizagem ou preenchimento de possíveis lacunas nas aulas de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 322 K | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Microsoft Edge PDF Document | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas Aditivas | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de Ensino no Campo das Estruturas Aditivas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequencia de Ensino no Campo das Estruturas Aditivas.pdf | 321,82 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572955/3/Sequencia de Ensino no Campo das Estruturas Aditivas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons