AFROCONTOS: SUPLEMENTO DIDÁTICO DE PLANEJAMENTO INTERCULTURAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, MARLENE OLIVEIRA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, VITOR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T14:32:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T14:32:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-31-
identificador: dc.identifier.otherAFROCONTOS: SUPLEMENTO DIDÁTICO DE PLANEJAMENTO INTERCULTURALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572944-
Resumo: dc.description.abstractA intenção é oferecer uma possibilidade prática de ação com condições de fortalecer a resistência e ampliar a capacidade de resposta, tanto à discriminação planejada nos conteúdos dos currículos excludentes, quanto aos estudantes cujas referências foram alijadas das práticas escolares. O fato dos estudantes socialmente identificados como negros e negras conhecerem a história de seus antepassados, não apenas no contexto exclusivo da escravização, tende a contribuir com uma formação que fortalece a autoestima, a noção de pertença, a autoaceitação e o enfrentamento do preconceito, da discriminação e do racismo. Nessas condições é que se buscou sistematizar uma estratégia de inclusão da temática na disciplina de história para o quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir dos contos de matriz cultural africana. A escolha deu-se em virtude das possibilidades que as narrativas podem oferecer, à medida que reúnem elementos próprios de culturas diversas, tais como: representações coletivas que evidenciam valores, epistemologias, crenças, concepções sobre questões históricas, culturais, estéticas, éticas e de identidade. Esperamos que este material possa servir de estímulo para educadores e educadoras repensarem seus contextos de atuação, recriando caminhos na inserção da temática da diversidade étnico-racial e cultural e na desnaturalização do currículo eurocêntrico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,7 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfroletramento decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Raciais e Ensinopt_BR
Título: dc.titleAFROCONTOS: SUPLEMENTO DIDÁTICO DE PLANEJAMENTO INTERCULTURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons