RECORTES EM LEITURA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAREDES, ROSELAINE CRISTINI ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorMANZONI, ROSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T14:19:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T14:19:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=B19HPuJUKAM-
identificador: dc.identifier.otherRECORTES EM LEITURA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572943-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo da produção desse material educacionaldenominado “Recortes em Leitura na perspectiva da Análise de Discurso Materialista”é disponibilizar uma compilação de arquivos sobre leitura, para viabilizar o acesso do professora esse modo de leitura, fundamentadona Análise de Discurso. Nesse trabalho de interpretação considera-se não apenas o que está dito, mas também o que o texto não diz, já que, nessa perspectiva, o não dito significa sustentando, de certa forma, o que está dito. Nessa relação entre o dito e o não dito, mas que poderia ser dito,há contradição e,desse funcionamento discursivo,há a produção do sentido, pois o não dito constitui significativamente o texto. Com o intuito de apresentar o modo de leitura discursiva que problematiza a relação com o texto, explicitando os mecanismos de produção sentido que nele funcionam, produzimos um vídeo com quatro entrevistas sobre o assunto, feitas com professoras pesquisadoras dessa área. Essas entrevistas visam a constituir uma enciclopédia discursiva sobre a leitura. Para a realização das entrevistas foram feitos recortes temáticos de acordo com a área de estudo das professoras pesquisadoras: Monica Graciela Zoppi Fontana - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP):Tema: Dispositivo analítico da AD para interpretação de um texto -objeto de ensino - levando em consideração as diferentes relações de sentido que podem ser construídas pelas inscrições dos professores e dos alunos enquanto sujeitos de linguagem; SuzyMaria Lagazzy - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP):Tema: A leitura de diferentes materialidades significantes; Claudia Castellanos Pfeiffer - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): Tema: A leitura discursiva na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehtmlpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitorpt_BR
Título: dc.titleRECORTES EM LEITURA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons